Publicidade

Tempo Real

Moedas globais: dólar fecha em baixa ante rivais com dúvidas sobre BCs europeus

O índice DXY, que mede a moeda americana ante seis rivais fortes, fechou em baixa de 0,29%

Moedas globais: dólar fecha em baixa ante rivais com dúvidas sobre BCs europeus
(Foto: Envato Elements)

O dólar se ajustou de ganhos recentes e se desvalorizou ante as principais moedas do mundo, em meio a incertezas sobre os planos de bancos centrais na Europa, que impulsionaram principalmente o euro e a libra.

O índice DXY, que mede a moeda americana ante seis rivais fortes, fechou em baixa de 0,29%, aos 105,951 pontos. O dólar caía a 154,34 ienes por volta das 17h (de Brasília). O analista de câmbio Joel Kruger, do LMAX Group, atribui o movimento a uma combinação de vários fatores, entre eles fatores técnicos, realização de lucros e risco de a inflação voltar a subir fora dos Estados Unidos.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) do Reino Unido desacelerou em ritmo mais tímido que o esperado em março, segundo informou hoje a agência oficial de estatísticas do país. Assim, no fim da tarde em Nova York, a libra avançava a US$ 1,2452. Apesar disso, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, reforçou expectativa pelo arrefecimento da inflação à frente, apesar de riscos relacionados ao conflito no Oriente Médio. Do outro lado do Canal da Mancha, o euro avançava a US$ 1,0673.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na zona do euro, o CPI veio em linha com esperado no mês passado, em alta anual de 2,4%. O dado amplia a chance de um corte iminente de juros na região. Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Alemanha, Joachim Nagel admitiu que é cada vez mais provável que as taxas básicas sejam cortadas na próxima reunião, em junho.

No âmbito das Reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), a presidente do BCE, Christine Lagarde, chamou atenção para o desempenho enfraquecido da atividade europeia, embora veja uma incipiente recuperação. Para o Rabobank, as perspectivas econômicas ainda negativas no Velho Continente e incertezas fiscais no bloco podem colocar em xeque a resiliência exibida pelo euro recentemente. “Mantemos um alvo para o EUR/USD euro contra dólar de 1,05 e vemos riscos baixistas para essa visão”, afirma.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>