Publicidade

Investimentos

Dividendos salvam a rentabilidade dos Fiagros mais negociados na Bolsa

Graças à isenção de Imposto de Renda sobre rendimentos mensais, 8 fundos ultrapassaram a média de 12,40% da Selic

Dividendos salvam a rentabilidade dos Fiagros mais negociados na Bolsa
(Foto: boonchok em Adobe Stock)
  • Oito Fiagros ultrapassaram a média de remuneração de 12,40% do Tesouro Selic em 12 meses
  • 11 fundos superaram os 11,33% de retorno médio bruto dos CDBs
  • Cinco Fiagros renderam menos que a poupança no mesmo intervalo de 12 meses

O pagamento de dividendos salvou a rentabilidade dos Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagros) nos últimos 12 meses terminados em março. É isso que mostra o aplicativo Grana Capital, que monitora os 20 Fiagros com mais liquidez na Bolsa.

O Suno Agro (SNAG11) é um exemplo. Esse investimento teve uma variação negativa de 0,59% na cota, mas pagou um retorno médio aos seus investidores de 12,77%, pois devolveu 13,36% de dividendos, ou R$ 1,34 por cota.

De forma geral, graças à isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos mensais, oito Fiagros ultrapassaram a média de 12,40% da Selic (referência para quem investiu em Tesouro Selic); 11 deles superaram os 11,33% de retorno médio bruto dos CDBs mas, por outro lado, cinco Fiagros renderam menos que a poupança no mesmo intervalo de 12 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo o monitoramento do Grana Capital, o destaque do período ficou com o Sparta Fiagro (CRAA11), com um lucro total de 19,17%, dividido entre 15,56% de dividend yield (rendimento de dividendos) e 3,61% de apreciação da cota. Logo atrás, o JGP Crédito Agro (JGPX11) obteve 15,36% de retorno, com 14,89% vindo de dividend yield e 0,47% de aumento na cota.

Em contraste, o Vectis Datagro (VCRA11) entregou 17,40% de dividend yield, mas sofreu uma queda de 16,33% no valor da cota, resultando em um ganho anual de apenas 1,07%.

O Galápagos Recebíveis (GCRA11) distribuiu um DY de 20,08%, porém, a desvalorização de 14,47% na cota levou a um rendimento anual de 5,61%. O High Agro (HGAG11) pagou 13,48% em dividendos, mas a desvalorização de 10,64% na cota resultou em um retorno de 2,84% ao final dos 12 meses.

O que é Fiagro

O Fiagro é uma modalidade de fundo de investimento criada para financiar o setor agroindustrial no Brasil. Entre as vantagens estão a possibilidade de diversificação de investimentos, acesso ao agronegócio e vantagens fiscais, com isenção do Imposto de Renda sobre os benefícios distribuídos aos cotistas.

Na parte dos riscos, como investimento de renda variável, o desempenho dos Fiagros pode ser afetado por condições de mercado e oscilações de preços das commodities agrícolas. Há ainda risco de crédito, porque envolvem financiamentos para empresas do agronegócio entre outros riscos inerentes às operações.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos