O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, faz palestra em São Paulo, enquanto o governo deve protocolar projetos complementares da reforma tributária. A Vale (VALE3) divulga seus resultados do primeiro trimestre após o fechamento da B3. No exterior, sai o balanço da Meta, e quatro dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) participam de eventos.
Leia também
Os índices futuros de ações de Nova York e as bolsas europeias avançam, indicando que poderão estender altas recentes. Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) também sobem, sugerindo certa cautela dos investidores após a reação positiva na véspera, principalmente ao Índice de Gerentes de Compras (PMI) fraco dos Estados Unidos, que elevou a chance de o Federal Reserve (Fed, o banco central do país) promover dois cortes dos juros neste ano.
Na seara de balanços, nessa terça-feira (23), a Tesla decepcionou com seus números trimestrais, mas anunciou planos de antecipar o lançamento de carros mais baratos, e a ação da montadora de veículos elétricos segue avançando em torno de dois dígitos. Hoje, Meta é uma das empresas a divulgar balanço nos EUA e ainda sairá um dado de encomendas de bens duráveis do país.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Europa, as bolsas sobem de olho no noticiário corporativo e reagindo ainda ao avanço acima do esperado da confiança empresarial alemã. Já o dólar se recupera ante moedas fortes, enquanto o petróleo tem viés de baixa. As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta quarta-feira (24).
Agenda econômica do Brasil
O viés positivo das bolsas pode estimular alguma recuperação do Ibovespa, que ontem se descolou de Nova York e fechou com baixa de 0,34%, 125.148,07 pontos. Ao mesmo tempo, a valorização de 3,08% do minério de ferro hoje em Dalian, na China, reforça tal expectativa, mas não se pode descartar volatilidade do Índice Bovespa, enquanto os investidores esperam a divulgação do balanço da Vale, após o fechamento da B3, e por conta do viés de baixa do petróleo.
A expectativa de avanço da agenda do governo ainda pode ser bem recebida pelos ativos internos. O governo deve enviar hoje ao Congresso projetos de lei que complementam a reforma tributária. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), espera concluir a regulamentação da reforma tributária sobre o consumo ainda no primeiro semestre.
Os deputados aprovaram ontem, em votação simbólica, o projeto de lei que reformula o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). O texto segue agora para o Senado. Trata-se da primeira vitória este ano na Câmara da agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda que a versão final tenha sido desidratada.
Contudo, a alta dos rendimentos dos Treasuries e a força do dólar podem gerar desvalorização do real e abertura da curva de juros, com os investidores ainda atentos à participação de Gabriel Galípolo, do BC, em evento, na capital paulista.
Agenda do dia
A FGV divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) da terceira quadrissemana do mês e a confiança do consumidor de abril, ambos às 8 horas. O diretor do BC, Gabriel Galípolo, palestra no Upload Summit 2024, em São Paulo (10h). O governo deve enviar ao Congresso projetos de lei que complementam a reforma tributária, e a Vale informa seu balanço. No exterior, a Meta divulga seus números, e quatro dirigentes do BCE participam de eventos públicos.
Publicidade