Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em queda e Usiminas (USIM5) lidera perdas

Ações de mineradoras e siderúrgicas sofreram no pregão desta terça-feira (23)

Ibovespa hoje: índice fecha em queda e Usiminas (USIM5) lidera perdas
Painel da Bolsa de Valores. (Imagem: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira (23), influenciado pelo recuo de mineradoras e siderúrgicas. A principal referência da B3 terminou o dia em desvalorização de 0,34%, aos 125.148,07 pontos, variando entre máxima a 125.825,70 pontos e mínima a 124.310,10 pontos.

Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York encerraram no campo positivo, com Nasdaq em alta de 1,59%, enquanto S&P 500 e Dow Jones tiveram ganhos de 1,20% e 0,69%, respectivamente. O movimento positivo veio após o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do país vir abaixo do esperado pelo mercado. O indicador, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 52,1 em março para 50,9 em abril, atingindo o menor nível em quatro meses. O resultado contrariou a previsão de analistas consultados pela FactSet, que previam alta a 52,5.

No noticiário doméstico, investidores ficaram atentos ao Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central. “Os ajustes vieram com projeções pessimistas, alterando a expectativa da inflação dos próximos anos, o que deixou o mercado desanimado”, destaca Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital. Para 2025, a expectativa de inflação passou de 3,56% para 3,60%, conforme é possível conferir nesta matéria.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Bolsa brasileira, as ações da Usiminas (USIM5) lideraram as perdas do Ibovespa, após a decepção do mercado com o balanço do primeiro trimestre de 2024 da empresa.  No período, a companhia registrou lucro líquido de R$ 36 milhões, queda de 93% em relação ao mesmo período de 2023 e recuo de 96% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Dentro do setor de mineração, os papéis da Vale (VALE3), de maior peso para a composição do Ibovespa, também sofreram no pregão, enquanto investidores aguardam a divulgação do balanço da empresa, que deve sair na quarta-feira (24). Nesta terça, o desempenho do minério de ferro foi outro fator que influenciou os papéis de mineradoras e siderúrgicas, já que a commodity encerraou a sessão em baixa de 1,91% na Bolsa de Dalian, na China.

Em contrapartida, as ações do Pão de Açúcar (PCAR3) ficaram entre os principais destaques positivos do dia. Quem também se saiu bem foram os papéis do Fleury (FLRY3). “As ações foram incentivadas pela aquisição estratégica do laboratório São Lucas em Santa Catarina”, ressalta Almeida, da AVG Capital.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade