Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice abre semana em alta à espera de decisão de juros do Fed

Recuo do petróleo e de 0,51% do minério de ferro, na China, devem pressionar o índice

Ibovespa hoje: índice abre semana em alta à espera de decisão de juros do Fed
O Ibovespa é o principal índice da B3 (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

O Ibovespa, principal índice da B3, abriu em alta de 0,12%, aos 126.677 pontos nesta segunda-feira (29), de olho nos números do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) e com expectativas pela decisão de juros do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), prevista para a próxima quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalho.

A Bolsa pode ter fôlego curto influenciado por Wall Street, mas sob pressão de baixa pelo recuo do petróleo e de 0,51% do minério de ferro hoje na China, o que pode influenciar os ativos da Vale (VALE3).

Expectativas por balanços e o relatório de produção e vendas da Petrobras (PETR3PETR4) do 1º trimestre de 2024, previsto para ser publicado após o fechamento de mercado, devem afetar também os ajustes na B3, após o bom humor na sexta-feira (26), com a confirmação da distribuição de metade dos dividendos extras de 2023 pela estatal e o potencial pagamento do restante até o fim do ano.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o IGP-M avançou 0,31% em abril, depois de ter registrado queda de 0,47% em março. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula queda de 3,04%, considerando os números deste mês.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A FGV também trouxe o crescimento do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M), que passou de 0,29% em março para 0,32% em abril. Já o Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 5,1 pontos entre março e abril, chegando aos 95,5 pontos. Este é o maior nível para o indicador desde setembro de 2022. Ainda hoje, serão divulgados dados do Governo Central, por volta das 10h30.

No exterior, a decisão de política monetária no Fed fica no centro das atenções, pois será discutida a perspectiva de juros no país. Entre analistas é unânime a aposta em manutenção do juro na atual faixa de 5,25% a 5,50% e o mercado aguarda pelos sinais do comunicado e de Powell sobre quando a autoridade monetária poderá iniciar o ciclo de queda.

*Com informações do Broadcast

Publicidade