O seguro-desemprego é um benefício garantido pelo governo federal que fornece auxílio financeiro temporário ao trabalhador dispensado involuntariamente, ou seja, sem justa causa. O órgão responsável por sua administração é o Ministério do Trabalho e Emprego, mas muitas dúvidas atreladas ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surgem quando se fala desse seguro.
Leia também
Vale lembrar que os valores são pagos pela Caixa Econômica Federal e o montante considera a média dos salários dos últimos 3 meses anteriores à demissão. Dessa forma, não há um valor fixo para o benefício. Veja quem possui direito ao benefício nesta reportagem.
Nos casos de não recebimento do seguro, será necessário solicitar o envio ou a reativação do benefício pelo INSS. É importante destacar que este pedido é realizado totalmente pela internet. Confira os passos:
- Entre no Meu INSS (disponível para web e aplicativo nas versões Android e iOS);
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “solicitar emissão de pagamento”;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
No caso de o sistema estar indisponível, o beneficiário pode ainda ligar para o número 135. Em seguida, para visualizar sua solicitação, basta clicar no botão “Consultar Pedidos” e encontrar seu processo na lista.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os documentos necessários, estão o número do CPF e do benefício. Nas situações em que o solicitante for procurador ou representante legal, será preciso arquivar também a procuração pública e termo de responsabilidade ou particular, termo de representação legal e documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante.