Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa: pessimismo vindo dos EUA toma conta e derruba mercados do bloco

Discursos de dirigentes de bancos centrais atraem a atenção do investidor nesta terça-feira (21)

Bolsas da Europa: pessimismo vindo dos EUA toma conta e derruba mercados do bloco
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta terça-feira (21), revertendo o tom positivo de segunda-feira (20), à medida que persistem incertezas sobre a trajetória dos juros nos EUA após comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Por volta das 7h50 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,44%, a 521,58 pontos.

Autoridades do Fed, incluindo o vice-presidente Philip Jefferson, disseram na segunda-feira não estar confiantes de que a inflação dos EUA se encaminha de fato para a meta oficial de 2% e recomendaram cautela, sinalizando que os juros básicos americanos vão continuar nos elevados níveis atuais por mais tempo.

A agenda traz a participação de vários dirigentes do Fed em eventos ao longo do dia. Na quarta-feira (22), o banco central americano divulga ata de sua última reunião de política monetária, quando os juros dos EUA ficaram inalterados pela sexta vez seguida.

O Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE), por sua vez, parecem mais inclinados a cortar seus juros, uma vez que a inflação tem se mostrado mais contida tanto na zona do euro quanto no Reino Unido. A expectativa é que o BCE inicie o relaxamento de sua política monetária em junho. Já o BC inglês poderá reduzir juros durante o verão britânico, como previu na segunda-feira (20) seu vice-presidente, Ben Broadbent.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ainda nesta terça-feira, está previsto discurso do presidente do BoE, Andrew Bailey. Dados europeus não tiveram influência nos negócios, embora os preços ao produtor (PPI) da Alemanha tenham caído mais que o esperado em abril e o superávit comercial da zona do euro tenha aumentado de fevereiro para março.

Nesta manhã, a Bolsa de Londres caía 0,41%, a de Paris recuava 0,97% e a de Frankfurt cedia 0,40%. Já as de Milão, Madri e de Lisboa tinham perdas de 1,01%, 0,23% e 0,77%, respectivamente.