Fachada de loja da Americanas (Foto: PEDRO KIRILOS/ Estadão Conteúdo)
A Americanas (AMER3) teve os descontos de 73,01% do leilão reverso ratificados na 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro na terça-feira (28). A validação do processo na Justiça aconteceu um dia após a companhia comunicar o mercado sobre os detalhes do leilão. A confirmação do processo foi apenas uma finalização burocrática, visto que a medida já havia sido decretada pela Justiça em 26 de fevereiro de 2024.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na segunda-feira (27), a empresa disse que foram consideradas propostas vencedoras aquelas ofertas realizadas pelos credores habilitados que apresentaram porcentuais de desconto a partir de 73,10% (inclusive) sobre o valor dos créditos ofertados.
A companhia afirmou que utilizará o valor total de R$ 2.039.757.146,31, equivalente ao montante de R$ 2 bilhões corrigidos pelo IPCA, para o pagamento dos créditos quirografários constantes das Propostas Vencedoras, já considerando os descontos oferecidos no âmbito do respectivo Leilão Reverso.
Considerando que o Valor do Leilão Reverso não será suficiente para pagamento integral de todos os créditos constantes das Propostas Vencedoras, já considerando os descontos oferecidos no âmbito do respectivo Leilão Reverso, a companhia informa que os credores habilitados que ofereceram pprcentuais de desconto a partir de 73,11% (inclusive) receberão o pagamento integral de seus créditos ofertados considerando os descontos oferecidos, e os credores habilitados que ofereceram o desconto de 73,10% sobre o valor de seus créditos ofertados receberão o pagamento de seus respectivos créditos ofertados considerando os descontos oferecidos, de forma pro rata.
Segundo a empresa, o pagamento dos créditos constantes das Propostas Vencedoras será realizado até a Data de Fechamento da Opção de Reestruturação II, prevista no PRJ (no prazo de até 150 dias contados da data de homologação ou 01 de junho de 2024, o que ocorrer por último).