A abertura dos negócios, no último pregão da semana, acompanha a agenda local fraca entre o feriado de Corpus Christi e o fim de semana. O Ibovespa abriu em queda de 0,08%, aos 122.606 pontos nesta sexta-feira (31). O recuo do principal índice da B3 ocorre com atenções voltadas à inflação dos Estados Unidos.
Leia também
Apesar da queda nos principais índices de ações americanas na última quinta-feira, os ativos brasileiros negociados no exterior tiveram um bom desempenho, o que deve dar apoio ao indicador brasileiro na abertura.
Porém, os dados fracos de atividade na China e o clima de cautela diante dos números da inflação americana podem restringir ou evitar a melhora no desempenho do índice. Na semana, o Ibovespa acumula queda de mais de 1%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As commodities também podem limitar ganhos nesta sexta-feira. Os preços do petróleo são afetados pelo ritmo da economia chinesa e enfrentam instabilidade nesta manhã, o que pode interferir nas ações da Petrobras (PETR3; PETR4).
Já o minério de ferro fechou em queda de 1,7% na China mais cedo, acumulando uma perda de cerca de 4% nesta semana – o pior desempenho em dois meses.
O Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), a principal referência de inflação do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), avançou 0,3% em abril na comparação com março. Na comparação anual, a alta foi de 2,7%. O núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve ganho mensal de 0,2% em abril, ante expectativa de alta de 0,3%, com avanço anual de 2,8%, este como esperado pelos analistas.
Mais tarde, após o fechamento dos mercados, ganha destaque a palestra do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, que possui direito a voto no comitê de política monetária do BC dos EUA neste ano.
Publicidade
*Com informações do Broadcast