Warren Buffett, bilionário e CEO da Berkshire Hathaway, é conhecido por sua sabedoria inigualável no mundo dos investimentos. Sua perspicácia financeira faz com que seus conselhos sejam sempre levados em consideração.
Leia também
De acordo com reportagem da CNBC, em sua recente participação na reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway, Buffett compartilhou duas lições fundamentais para os jovens que estão iniciando suas carreiras e suas jornadas profissionais. Confira abaixo:
1- Encontre a paixão na carreira
O primeiro conselho de Buffett aos jovens é buscar um emprego que se ame e enfatiza a importância de escolher uma carreira que traga realização e satisfação pessoal. Ele reconhece que encontrar o trabalho dos sonhos pode ser um desafio imediato após a graduação, mas enfatiza que a realização profissional vem de perseguir aquilo que realmente se deseja.
“Encontre o emprego que você gostaria de ter se não precisasse de um emprego”, sugere Buffett, reforçando a importância de alinhar a carreira com as paixões pessoais.
2- Aprimore suas habilidades de comunicação
O segundo ponto, que Buffett considera essencial, é o desenvolvimento de habilidades de comunicação. Ele acredita que uma melhora nessa área pode causar um impacto significativo na capacidade de ganhar e nas relações pessoais, afirma a CNBC.
Publicidade
“Uma melhoria modesta que pode fazer uma grande diferença em seu poder aquisitivo futuro, bem como em muitos outros aspectos de sua vida”, reforça Buffett em seu livro de 2015, “Getting There: A Livro dos Mentores.” “Ser capaz de fazer os outros seguirem suas ideias” é fundamental, independentemente da profissão escolhida.
Para ilustrar o poder da comunicação, Buffett compartilhou sua experiência pessoal com o medo de falar em público. Ele conta que, na juventude, sofria de pânico ao se apresentar em público, mas superou esse obstáculo ao se inscrever em um curso de oratória.
“Até cerca dos 20 anos… só a ideia de [falar em público] me deixava fisicamente doente”, começou Buffett. “Selecionei cursos na faculdade onde não precisava ficar de pé na frente da turma… Se de alguma forma o fizesse, dificilmente conseguiria dizer meu próprio nome.”
Após a conclusão do curso, ele afirmou: “Certamente teve o maior impacto em termos de meu sucesso subsequente.”
Publicidade
Colaborou: Gabrielly Bento.