As bolsas europeiasoperam em alta na manhã desta segunda-feira (3), iniciando a semana com tom positivo em meio a expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) anuncie um primeiro corte de juros nos próximos dias. Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,46%, a 520,55 pontos.
Na quinta-feira (06), o mercado amplamente espera que o BCE corte suas principais taxas de juros em 25 pontos-base, no que seria a primeira redução desde 2019. A dúvida é se e quando poderão ocorrer novas reduções de juros, uma vez que a inflação da zona do euro deu sinais de persistência na leitura preliminar de maio. Investidores na Europa também seguem atentos à inflação e aos juros nos EUA.
No fim da semana passada, dados da inflação americana medida pelo PCE vieram em linha com o previsto, reforçando expectativas de que os juros básicos dos EUA serão cortados em algum momento este ano.
No noticiário macroeconômico desta segunda-feira (3), destaque para o Índice de Gerentes de Compras (PMI) industrial da zona do euro, que subiu para 47,3 em maio, mas ficou ligeiramente abaixo da estimativa original. Na China, o PMI de manufatura surpreendeu positivamente no mês passado, mostrando a maior expansão em quase dois anos. Nesta segunda-feira (3) ainda, serão divulgados PMIs industriais dos EUA.
No início da manhã (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,18%, a de Paris avançava 0,21% e a de Frankfurt ganhava 0,70%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 0,66%, 0,58% e 0,41%, respectivamente.