O Santander decidiu incluir RD Saúde (RADL3), antiga Raia Drogasil, e retirar Ultrapar (UGPA3) na sua carteira Ibovespa+. Com isso, a carteira para junho conta com Banco do Brasil (BBAS3), com peso de 10%, Cyrela (CYRE3), com 8%, Grupo Mateus (GMAT3), com 8%, Itaú (ITUB4), com 10%, Multiplan (MULT3), com 8%, Petrobras (PETR4), com 12%, RD (8%), Rumo (RAIL3), com 8%, Sabesp (SBSP3), com 9%, Totvs (TOTS3), com 8% e Vale (VALE3), com 11%.
Leia também
Apesar de seguir com uma visão construtiva a médio/longo prazo para Ultrapar, a exclusão da carteira foi motivada pelos resultados do primeiro trimestre do ano, que ficaram ligeiramente abaixo do esperado, pela falta de catalisadores e pela expectativa de desempenho operacional potencialmente mais fraco na Ipiranga. O banco considera que a Ultrapar possui um valuation (valor do ativo, cálculo em que é possível estimar o preço mais provável do ativo ou empresa em dado momento) justo, com espaço limitado para reavaliação.
A inclusão da RD Saúde é justificada pela sua significativa participação de mercado de 16,2% no primeiro trimestre do ano, em um setor altamente fragmentado. O Santander destaca o potencial de sinergias e economias de escala da RD, que cresce tanto organicamente, com a abertura de novas lojas, quanto por meio de aquisições.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os analistas enfatizam que a recente queda nas ações da RD representa uma oportunidade de entrada, considerando que, apesar da desaceleração na indústria farmacêutica, o envelhecimento da população e a expansão contínua de lojas da RD são catalisadores duráveis.
Small Caps
Na carteira de small caps, o Santander não realizou troca de papéis. A carteira segue com: 3R Petroleum (RRRP3), com peso de 9%, Ânima (ANIM3), com 7%, Direcional (DIRR3), com 9%, GPS (GGPS3), com 10%, Grupo Soma (SOMA3), com 9%, Iguatemi (IGTI11), com 10%, Inter (INBR32), com 8%, Marcopolo (POMO4), com 10%, Santos Brasil (STBP3), com 10%, Serena (SRNA3), com 8% e SmartFit (SMFT3), com 10%.
Dividendos
Na carteira Dividendos, o Santander também não realizou alterações nos ativos, aumentando o peso da participação de Vale em 1 p.p. (saltando de 11% para 12%) e diminuindo o peso de Eletrobras (ELET3) de 10% para 9%. A carteira segue com: Vale(peso de 12%), Petrobras (12%), Banco do Brasil (11%), CPFL Energia (CPFE3), com 9%, Cury (CURY3), com 9%, Eletrobras (9%), Itaú (10%), Telefônica Brasil (VIVT3), com 10%, SLC Agrícola (SLCE3), com 9%, e Santos Brasil (9%).