O projeto 100% Cidades, em parceria com a Futura Inteligência e a Apex Partners, realizou uma pesquisa sobre serviços financeiros em seis capitais brasileiras: Belém (PA), Salvador (BA), Goiânia (GO), Vitória (ES), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC). O estudo ouviu 4,6 mil pessoas e procurou trazer um panorama sobre regiões localizadas fora do eixo Rio-São Paulo, que ainda concentra a atenção da mídia.
Leia também
Os dados revelam que 17,5% dos entrevistados do levantamento têm algum tipo de financiamento, mas esse percentual sobe para 33,8% entre os participantes de renda mais alta. O perfil típico dos usuários de produtos financeiros é composto por homens, com idade de 35 a 59 anos, ensino superior e renda acima de 10 salários mínimos. Essas características refletem uma maior capacidade de planejar e gerenciar recursos financeiros.
Quanto às intenções de contratar um empréstimo para os próximos 12 meses, 23,8% dos entrevistados indicaram que pretendem realizar algum tipo de financiamento, enquanto 74,1% não têm essa intenção. Outros 2,1% não souberam ou não responderam.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre aqueles que já adquiriram financiamentos, a maioria (44,2%) usou a operação para comprar uma casa ou um apartamento. O financiamento de carro, por sua vez, foi utilizado por 35,4% desse público. Outra parcela dos participantes realizou operações para crédito pessoal (11,1%), escola ou faculdade (9,9%) e compra de moto (2,4%).
Considerando apenas o grupo com renda familiar acima de 10 salários mínimos, o tipo de financiamento mais comum é também o de casa ou apartamento, realizado por 17,8% desse público. A operação para a compra de carro vem logo na sequência entre as preferências, sendo contratada por 13,6% dos entrevistados desse perfil.
O levantamento investigou ainda a utilização de produtos financeiros como seguros, previdência privada e consórcio. A pesquisa indicou que 12,6% dos moradores das seis capitais brasileiras têm algum tipo de seguro, enquanto 6,2% têm investimentos em previdência privada e 5% participam de consórcios.
O Itaú (ITUB4) foi o banco mais mencionado para a contratação de seguros, com 14,5% dos entrevistados indicando a instituição. Bradesco (BBDC4;BBDC3) e Banco do Brasil (BBAS3) completam o pódio de menções, sendo citados por 11,85% e 11,2% dos participantes, respectivamente.
Publicidade
No segmento de previdência privada, o Banco do Brasil liderou com 18,8% dos entrevistados indicando a instituição bancária, enquanto Itaú e Bradesco foram citados por 14,3% e 13,2% dos participantes, respectivamente. Já para consórcios, o Itaú liderou novamente, com 15,3% das menções, seguido por Bradesco (13,3%) e Banco do Brasil (12,8%).