A Reag Investimentos anunciou nesta quarta-feira (5) a aquisição da Empírica Investimentos, gestora especializada na estruturação e gestão de fundos de crédito estruturado. Juntas, se tornam a terceira maior gestora do segmento, com um valor de aproximadamente R$ 25 bilhões sob gestão. Os sócios fundadores e profissionais da Empírica continuarão operando de forma independente.
Leia também
Com a aquisição, a Reag busca “solidificar sua expertise no mercado de gestão de crédito, reforçando e consolidando seu papel como uma das principais gestoras de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) no Brasil”, afirma em nota. Além disso, a integração busca reforçar o compromisso da Reag em se posicionar como uma “plataforma completa e independente, eliminando intermediários bancários”.
“A união da Reag Investimentos e Empírica representa a união de forças e expertise, impulsionando o crescimento e a visibilidade dos produtos e serviços de crédito estruturado. Juntas, reforçam o compromisso em oferecer soluções financeiras inovadoras e de alta qualidade aos clientes, mantendo o padrão de excelência e confiança que as definem”, disse Leonardo Calixto, presidente executivo (CEO) da Empírica, em nota.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para Marcelo Fonseca, economista-chefe da Reag, o atual momento da economia brasileira também favorece o plano de fortalecimento das soluções de crédito da empresa. “A perspectiva de continuidade da queda das taxas de juros, a dinâmica robusta do mercado de trabalho com recuperação do rendimento das famílias e as revisões altistas para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) certamente irão beneficiar o desempenho das diferentes modalidades de carteiras de crédito. A combinação de rendimentos ainda elevados com inadimplência em queda faz desta uma das classes de ativos mais atrativas em 2024”, afirma.
A aquisição da Empírica vai em linha com a estratégia de crescimento não orgânico da Reag por meio de fusões e aquisições. Recentemente, anunciou também a compra da Quasar Asset.
Segundo João Carlos Mansur, CEO da Reag Investimentos, a prioridade da empresa para os próximos meses é consolidar sua posição como uma “casa de referência” em gestão de recursos de terceiros. “Além da carteira de crédito e das modalidades estruturadas que estamos fortalecendo com a aquisição da Empírica, estamos de olho em outros setores, como o imobiliário, special situations, private equity e operações jurídicas, como precatórios, legal claims e ativos judiciais.”