Com isso, a agência mantém as classificações de Emissora de Moeda Estrangeira e Local de Longo Prazo da Suzano em ‘BBB-‘ e sua classificação Nacional de Longo Prazo em ‘AAA(bra)’, com perspectiva estável.
A Suzano anunciou que irá adquirir 15% da Lenzing por 230 milhões de euros, em parceria com a B&C Holding Österreich GmbH, e terá direito a dois assentos no Conselho de Supervisão da Lenzing, além da opção de aumentar sua participação até 2028. A transação, ainda pendente de aprovações regulatórias, será financiada pelo fluxo de caixa da Suzano, representando 2% de sua dívida líquida em março de 2024.
“A Fitch não espera nenhum benefício para a geração de fluxo de caixa da Suzano a partir da aquisição. As projeções de base não incorporam dividendos da Lenzing no curto prazo”, diz a Fitch.
A agência projeta que a empresa de papel e celulose fechará o ano de 2024 com uma alavancagem líquida de 3.0 vezes, beneficiando-se de preços de polpa elevados e aumento de produção. Para a Fitch, a aquisição não foi feita para diretamente o fluxo de caixa da Suzano no curto prazo, e não inclui projeções de dividendos da Lenzing.