A segunda proposta deste ano, apresentada pela Vale na última terça-feira (11), sobre Mariana está cerca de 14,6% abaixo da contraproposta da Advocacia Geral da União (AGU) realizada semana passada. “Portanto, nosso viés é positivo para o valor, pois acreditamos que oferece um meio termo interessante (acima da proposta inicial, mas abaixo da contraproposta da AGU), com maiores chances de adesão”, afirmam os analistas Igor Guedes, Lucas Bonventi e Rafael Chamadoira, em relatório.
Por outro lado, o prazo da nova proposta é de 20 anos (7 anos acima da estimativa anterior da Genial). “Então, mesmo que o valor seja 10% superior à nossa estimativa anterior, a Vale teria (nessa proposta) muito mais tempo para pagar. A elasticidade adicional no prazo mais do que compensa o excedente de valor, ao olharmos para a dinâmica de Valor Presente Líquido (VPL)”, dizem os analistas.
A Genial reitera recomendação de compra para as ações da Vale. O novo preço-alvo para Vale ON corresponde a um potencial de valorização de 20,82% sobre o fechamento de quinta-feira (13). Já o do ADR equivale a uma potencial alta de 21%.