Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Arrecadação Federal e Ata do Copom ficam no foco

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta terça-feira (25)

A terça-feira (25) é de viés negativo para as bolsas europeias e de indefinição para os índices futuros em NY. Na Europa, a pressão negativa pega carona na queda de mais de 11% nas ações da Airbus (AIR), em Paris, com o mercado atento às perspectivas de lucro da companhia.

Enquanto isso, nos EUA, os índices acionários ainda são influenciados pelo movimento de realização recente no setor de tecnologia, e os investidores aguardam por declarações de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) ao longo da sessão.

Neste cenário, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) oscilam próximos à estabilidade pelo terceiro dia seguido e o dólar opera com viés positivo face a outras moedas fortes.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, a cotação futura do minério de ferro fechou estável durante a madrugada, em Dalian, na China, cotado a US$ 110,33. Os contratos de petróleo, por sua vez, exibem viés de baixa, porém modesta, com o barril rondando os US$ 85,60.

Contudo, as atenções locais estarão voltadas para a agenda doméstica. Em meio às incertezas no quadro fiscal, os dados de arrecadação do governo serão monitorados, bem como a ata referente à última reunião de política monetária do Comitê de Política Monetária (Copom), na última semana, o que tende a direcionar o comportamento dos juros futuros e consequentemente afetar a dinâmica dos ativos de risco.

Agenda econômica

Brasil: Na agenda, o destaque fica por conta da leitura da ata do Copom (8h). Além disso, a arrecadação federal de maio é esperada às 10h30, o índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de junho sai às 10h, e os dados de confiança da construção (8h) e do comércio de junho (10h30) fecham a agenda econômica. O Tesouro faz leilão de venda de Nota do Tesouro Nacional Série B (NTN-B, título público associado à inflação) e de Letra Financeira do Tesouro (LFT, título público associado à Selic) às 11h.

Entre os eventos, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, irá se reunir com todos os secretários da equipe econômica às 9h. O diretor do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participará de webinar (seminário online) às 10h, sendo o primeiro dirigente a falar após período de silêncio do BC. A diretoria da Aneel fará reunião às 9h.

O ministro do STF, Luiz Fux, convocou audiência de conciliação para discutir a dívida do Rio Grande do Sul com a União, após as enchentes no estado, e deve acontecer nesta terça-feira. Por fim, André Mendonça, ministro do STF, toma posse como integrante efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (19h).

Publicidade

EUA: A agenda internacional traz o índice de atividade nacional de maio às 9h30 e a leitura de junho do índice de confiança do consumidor às 11h. Entre os membros do Fed, Michele Bowman, diretora, participará de eventos às 8h e 15h10, bem como Lisa Cook falará às 13h.

Europa: No velho continente, o presidente do BC da Alemanha e dirigente do Banco Central Europeu (BCE), Joachim Nagel, participará de um evento às 14h15.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.