O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) informou que o IPCA-15, que mede os preços entre o 16º dia do mês anterior e o 15º dia do mês vigente, registrou alta de 0,39% em junho, após avançar 0,44% em maio. O indicador veio abaixo da mediana das expectativas, que era de 0,43%.
Com o resultado do principal índice de inflação do Brasil nesta manhã, os olhos agora se voltam para o CMN, que se reúne para deliberar sobre a manutenção da meta de inflação no País, hoje estabelecida em 3% ao ano. O conselho monetário é composto por Fernando Haddad (ministro da Fazenda), Simone Tebet (do Planejamento) e Roberto Campos Neto (presidente do Banco Central do Brasil).
No exterior, os dados da venda de moradias novas nos EUA devem ser acompanhados, na expectativa por números que indiquem um arrefecimento do mercado, sinalizando possível recuo da inflação desse segmento, nos EUA.
Além disso, o Fed divulga os números do teste de estresse bancário. O resultado pode ser um termômetro sobre a reação dessas instituições ao longo período de aperto monetário no país norte-americano, que vem tentando controlar a inflação nos últimos anos.
*Com informações do Broadcast