Diante da liquidez mais restrita devido à celebração do feriado da independência nos Estados Unidos nesta quinta-feira (4), a atividade nos principais mercados internacionais está mais contida. As bolsas europeias continuam em alta, com os investidores voltados para o segundo turno das eleições na França neste fim de semana e as votações em curso no Reino Unido.
Leia também
Na quarta-feira (3), em sessões de negociação limitadas, o S&P 500 e o Nasdaq estabeleceram novos recordes após novos dados econômicos dos EUA, mais fracos, alimentarem expectativas de um corte de juros iminente pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
- Veja também: Fed prevê só 1 corte de juros em 2024 e economistas alertam para impacto no mercado brasileiro
Em outros mercados, o dólar está a caminho de sua terceira queda consecutiva no exterior, enquanto os contratos futuros de petróleo mostram leve queda, após atingirem a máxima de dois meses. Isso ocorre enquanto os operadores avaliam os dados de estoques americanos mais baixos e os impactos do furacão Beryl. Por outro lado, os preços futuros do minério de ferro avançaram para o nível mais alto em quase um mês (US$ 118,90, alta de 1,7%), refletindo melhorias no mercado siderúrgico chinês.
Sem um forte referencial externo, os aspectos domésticos serão decisivos para as estratégias de investimento nesta quinta-feira (4). Nesse sentido, o anúncio feito na última quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de um corte de R$ 25,9 bilhões nas despesas obrigatórias, deve trazer alívio adicional aos ativos locais.
Agenda econômica
Brasil: Destaque apenas para a divulgação da balança comercial de junho (15h00) e a produção de veículos em junho (10h00), segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Entre os eventos do dia, o Tesouro realiza leilão de títulos públicos prefixados (10h00) e o diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otávio Damaso, concede coletiva sobre Open Finance (11h00).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Europa: O Banco Central Europeu (BCE) divulga a ata da mais recente reunião de política monetária (8h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.