A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) subiu 0,5 ponto, para 79,4 pontos, na passagem de maio para junho. Em médias móveis trimestrais, o indicador permaneceu estável. O IAEmp sugere a expectativa de geração de vagas no futuro: quanto maior o patamar, mais satisfatório tende a ser o resultado.
Ainda hoje, as atenções ficam com os números da balança comercial brasileira que estão previstos para esta tarde, às 15h. O anúncio de corte de R$ 26 bilhões em despesas obrigatórias, feito pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pode trazer alívio aos mercados locais. Ainda ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal.
No exterior, os olhos de investidores e analistas se voltam para a divulgação da ata de reunião do BCE, que cortou juros no bloco europeu pela primeira vez desde 2019. A liquidez nos mercados globais é afetada pelo feriado nos EUA, mas o sinal é positivo nas bolsas europeias.
O mesmo é observado na bolsa de Londres, em dia de eleições no Reino Unido. A expectativa é de que o Partido Trabalhista, favorito para vencer o pleito, mantenha a estabilidade política e fiscal.
*Com informações do Broadcast