Publicidade

Tempo Real

Quem é Inácio de Barros Melo Neto, novo acionista relevante da Americanas?

De uma família dedicada à educação, empresário já foi vereador em Recife. Ele passou a deter 12,52% do total de ações ordinárias

Quem é Inácio de Barros Melo Neto, novo acionista relevante da Americanas?
Inácio de Barros Melo Neto em evento da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO). Foto: Reprodução/YouTube da FMO

O site de Relações com Investidores (RI) da Americanas (AMER3) apresenta um novo nome de destaque na tabela relacionada à composição acionária da companhia. Embaixo do já famoso trio 3G – Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira –, está Inácio de Barros Melo Neto, figura desconhecida pelo mercado financeiro até a última sexta-feira (12).

Na data, a varejista comunicou ao mercado que o empresário passou a deter 12,52% do total de ações ordinárias da companhia, o equivalente a 113 milhões de papéis. Em e-mail enviado à empresa, o investidor de 44 anos explicou que não pretende alterar a sua composição de controle ou estrutura administrativa, mas sim obter lucros em uma futura venda.

Agora ele está atrás apenas do trio 3G, que detém 30,12% do capital social da varejista, correspondente a 271.834.960 ações da Americanas (AMER3).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Empresário do setor de educação, Inácio Neto chegou a ser eleito vereador pelo PSB em Recife em 2008. Quatro anos depois, nas eleições municipais de 2012, ele se candidatou a suplente de vereador, declarando R$ 1,2 milhão em bens,  O valor era composto por dois apartamentos em Recife e uma casa financiada em Olinda, além de uma cifra obtida com a venda de imóveis.

Já em 2015, o empresário fundou a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima em 2022. Inácio Neto também criou o Instituto Maria Alcoforado de Barros Melo, uma instituição sem fins lucrativos ligada à faculdade, que procura atender crianças com síndrome de down e seus familiares.

Integrante da 3ª geração de uma família dedicada à educação, o investidor tem ainda uma outra empreitada no setor de ensino: o Colégio Ecolar, também localizado em Olinda. Fundada no ano de 2019 e inaugurada em 2020, em meio ao cenário desafiador da pandemia da Covid-19, a escola atende alunos da educação infantil e do ensino fundamental 1.

Quanto à Americanas (AMER3), a ampliação da participação acionária de Inácio Neto ocorre em um momento no qual a empresa se prepara para uma operação de aumento de capital, aprovada na última semana pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Nesta segunda-feira (15), as ações da Americanas (AMER3) encerraram em queda de 10,14% a R$ 0,62, mas ainda acumulam ganhos de 24% nos últimos cinco dias.