Na Bolsa de Londres, a ação da Rio Tinto tinha queda ainda mais expressiva, de 2,6%, após a segunda maior mineradora do mundo em valor de mercado cortar projeção para a produção de cobre e relatar embarques de minério de ferro abaixo do esperado. Já a Hugo Boss tombava quase 10% em Frankfurt, após a grife alemã reduzir sua expectativa de vendas para o ano.
Investidores na Europa também digerem indicadores locais. Na Bolsa da Alemanha, o índice ZEW de expectativas econômicas recuou para 41,8 pontos em julho, mas ficou um pouco acima do esperado. A zona do euro, por sua vez, apresentou superávit comercial de 12,3 bilhões de euros em maio, bem menor do que o saldo positivo do mês anterior.
Nas próximas horas, o foco vai mudar para balanços de gigantes bancários americanos e dados de vendas no varejo dos EUA.
No começo da manhã (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,10%, a de Paris recuava 0,58% e a de Frankfurt cedia 0,38%. Já as de Milão e Madri tinham perdas de 0,27% e 0,60%, respectivamente. Exceção entre as Bolsas da Europa hoje, a de Lisboa subia 0,68%.