Complexo de Fortaleza da empresa. Foto: Divulgação M. Dias Branco
A XP Investimentos avaliou que a M. Dias Branco (MDIA3) apresentará desempenho fraco no resultado do segundo trimestre de 2024, que deverá vir abaixo das estimativas do mercado. A previsão é de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 344 milhões e lucro líquido de R$ 222 milhões, quedas de 22% e 26%, respectivamente, em relação ao consenso de mercado, afirmou a XP em relatório.
Segundo o relatório, a previsão se deve a três principais fatores: a queda nos preços das commodities, um aumento nos custos do óleo de palma, e despesas de vendas elevadas. A projeção da XP inclui uma queda nos preços de vários produtos: biscoitos e crackers (-0,5%), massas (-0,5%), farinha e farelo de trigo (-11,7%) e margarina (-0,4%).
A margem bruta da companhia também deve sofrer uma queda de 35 pontos-base (0,35%), devido ao aumento nos custos do óleo de palma e à queda nos preços de venda. As despesas com vendas, que atingiram 20,0% da receita líquida no primeiro trimestre, devem permanecer em níveis similares no segundo trimestre, contribuindo para um cenário desafiador.
Com o fraco desempenho esperado, a ação da M. Dias Branco pode enfrentar mais pressão, como reflexo de revisões negativas dos lucros para os próximos balanços, alertou a XP. Além disso, a alta recente nos preços do trigo, embora positiva a médio prazo, não deve beneficiar os resultados do segundo trimestre, com os efeitos vindo apenas nos próximos trimestres.
O resultado financeiro da M.Dias Branco no segundo trimestre de 2024 está previsto para ser divulgado em 9 de agosto, após o fechamento do mercado.