O que este conteúdo fez por você?
- Uma plataforma digital chamada “HBO Investimentos” deixou um rastro de prejuízos entre clientes
- A suposta empresa de investimentos, que dizia ser vinculada ao grupo de entretenimento HBO, atraía usuários com a promessa de retornos diários de 2,2% ao dia
- Contudo, após coletar o dinheiro dos usuários, o site saiu do ar no final do mês passado
Uma plataforma digital chamada HBO Investimentos deixou um rastro de prejuízos a clientes que agora reclamam de pirâmide financeira. A suposta empresa de investimentos, que dizia estar vinculada ao grupo de entretenimento HBO, atraía usuários com a promessa de retornos de 2,2% ao dia. Contudo, após coletar o dinheiro dos clientes, o aplicativo saiu do ar.
Leia também
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil do Paraná, já que o esquema teria se originado na cidade de Ponta Grossa (PR). Somente neste município, pelo menos 400 denúncias foram recebidas. Entretanto, como se tratava de um aplicativo que poderia ser acessado por qualquer brasileiro, ainda não é possível estimar o número global de vítimas.
A reportagem tentou contatar a HBO Investimentos nos perfis restantes nas redes sociais do Instagram e do Tiktok, já que o aplicativo saiu do ar, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação dos investigados. A HBO Brasil, por outro lado, afirmou ao E-Investidor que não possui qualquer ligação com a plataforma.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Informamos que a empresa HBO Investimentos não pertence e nem tem qualquer relação com a HBO Brasil, com a plataforma Max e nem com qualquer marca ou empresa ligada à Warner Bros. Discovery”, disse o grupo, em nota.
Na última semana, milhares de reclamações foram postadas no site “Reclame Aqui” por quem diz que “investiu” na HBO e não conseguiu mais sacar o capital. Somente entre as 9h e 19h da última quarta-feira (10), por exemplo, mais de 100 reclamações foram postadas. Os usuários dizem ter caído no golpe financeiro no final do mês passado.
“Tomei conhecimento de uma plataforma de investimentos chamada HBO Investimentos Multinível por meio do perfil HBO Investimentos no Instagram”, diz um dos reclamantes, de Conceição da Barra (ES). “Efetuei vários depósitos visando ganhos financeiros. Na minha inocência, acreditei que teria retornos significativos. No entanto, após alguns dias, percebi que não conseguia mais acessar a plataforma.”
A maioria das reclamações busca conseguir o estorno dos valores transferidos via Pix para a conta da HBO Investimentos. Uma das principais intermediadoras dos pagamentos envolvidos entre as vítimas e a plataforma é a Fire Banking, que devido ao volume de pedidos de estorno, chegou a publicar um aviso no Reclame Aqui.
“Recebemos relatos de suposta fraude da HBO Investimentos e estamos analisando os casos. A FireBanking presta serviços financeiros exclusivamente para empresas, auxiliando nas transações entre terceiros. Nossa atividade é incompatível com outros serviços e não é oferecida para pessoas físicas. Não compactuamos com golpes e plataformas de investimentos”, diz a empresa, na nota pública. O E-Investidor tentou diversos contato com a intermediadora, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem. O espaço continua aberto.
HBO é uma pirâmide financeira?
A maior página da plataforma HBO nas redes sociais – e que ainda está ativa – possui mais de 46 mil curtidas e 6,6 mil seguidores. No perfil, profissionais uniformizados com camisetas da plataforma fazem reuniões com moradores de cidades de Ponta Grossa (PR) e Salvador (BA) para explicar como funcionam os pagamentos, que viriam de duas formas: por meio da atração de novos integrantes ou de um “robô de investimentos”.
Publicidade
A primeira publicação data de janeiro deste ano e os comentários nos vídeos foram limitados pelo autor da página. De acordo com o delegado Gabriel Munhoz, da Polícia Civil do Paraná, foram bloqueados R$ 1 milhão nas contas de dois suspeitos de serem responsáveis por atrair outras pessoas para o “esquema de pirâmide”, como classificado por ele. Os líderes, contudo, ainda não foram identificados.
Para quem não conhece, uma pirâmide financeira é uma modalidade de golpe que funciona em níveis. Novos membros do esquema pagam dinheiro aos antigos integrantes, de modo que seja necessário um recrutamento constante para manter o esquema funcionando. Entretanto, o negócio se torna insustentável e são apenas os primeiros membros que, de fato, ganham dinheiro.
Oriundos da tradicional pirâmide financeira, ainda existem os “esquemas Ponzi”. Nesta categoria mais atual de golpe, o autor recruta integrantes com a promessa de retornos altos, rápidos e fáceis, derivados de algum investimento. Contudo, na verdade, não há ativo financeiro e o dinheiro dos novos entrantes é usado para pagar os primeiros membros, como na pirâmide tradicional. É comum que a partir de um certo momento os donos do “negócio” bloqueiem os saques e sumam com os recursos.
“Esse inquérito policial, agora, tomará um novo rumo: identificar os responsáveis por disseminar (o esquema Ponzi) e angariar um número indeterminado de pessoas para a obtenção de ganhos ilícitos. E identificar também os responsáveis por estruturar, ou seja, colocar o aplicativo (da HBO) nas lojas de aplicativos”, diz Munhoz.
Como identificar uma pirâmide financeira
Carol Stange, educadora em finanças pessoais, e Edrey Pierre, fundador e CEO da Neela Gestão de Patrimônio, apontaram os principais sinais para identificar golpes por esquemas Ponzi. Um deles envolve a promessa de retornos muito acima dos praticados no mercado tradicional e sem riscos.
O retorno de 2,2% ao dia, prometido pela HBO, equivaleria a um rendimento “garantido” de incríveis 92% ao mês. Isto significa que em apenas 30 dias, o valor investido praticamente dobraria – uma rentabilidade totalmente acima da observada na renda fixa ou na renda variável.
Publicidade
Hoje, os ativos mais seguros do mercado brasileiro são os títulos públicos atrelados à taxa básica de juros Selic. O “Tesouro Selic”, como é conhecido, paga em torno de 1% de retorno ao mês. “A palavra ‘promessa’ não existe no mercado financeiro. Não existe nada no mundo inteiro um produto financeiro que garanta uma rentabilidade como um relógio, muito menos nesse caso, de 2,2% ao dia. Nem com bola de cristal é possível chegar nesse retorno”, diz Pierre, da Neela. “Todo mundo que promete retorno é, sim, uma pirâmide.”
A falta de clareza sobre de onde vêm as rentabilidades também aparece como característica nítida de esquemas Ponzi. “Desconfie de empresas que não explicam detalhadamente como geram seus lucros ou quais ativos estão sendo investidos”, diz Stange. Outro fator é não ter o aval de órgãos competentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para atuar no mercado.
No final, a HBO Investimentos possui todos os sinais de uma atividade suspeita. “A ‘HBO Investimentos’ pode ser classificada como uma pirâmide financeira devido aos seguintes sinais: ênfase no recrutamento, promessas de altos retornos, falta de produtos reais, transparência limitada e histórico suspeito”, aponta Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em finanças.
Quem caiu no golpe deve fazer o quê?
Para quem caiu em um golpe financeiro, como um esquema Ponzi, e busca tentar a devolução do Pix feito à companhia fraudulenta, um caminho pode ser o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Essa ferramenta do Banco Central foi criada justamente para facilitar a devolução de valores em casos de fraude.
Desta forma, após registrar um boletim de ocorrência (BO), o usuário deve avisar a instituição financeira pela qual transferiu os recursos sobre o ocorrido. Se o banco entender que se trata realmente de um caso de golpe ou fraude, os valores são bloqueados na conta do recebedor. O caso passa por uma análise em até sete dias, e se confirmado o crime, o dinheiro é devolvido em até 96 horas.
“Acreditamos que os indivíduos que orquestraram esse aplicativo (da HBO Investimentos) e disseminaram pelo País integram uma organização criminosa”, diz o delegado Munhoz, em vídeo enviado à imprensa, que investiga a suposta pirâmide financeira.