O desfecho da reunião que define a trajetória dos juros no bloco europeu é o maior destaque de hoje. A divulgação da decisão de política monetária do BCE deve ser seguida de uma entrevista da presidente da autoridade monetária, Christine Lagarde, e deve movimentar o principal índice da Bovespa.
As bolsas europeias sobem nesta manhã, na expectativa de que o BCE mantenha os juros estáveis, no patamar de 3,75% ao ano, e sinalize que continua dependente de dados econômicos para adotar decisões futuras, relativas aos juros no bloco.
Analistas esperam que um corte de juros na zona do euro, de 25 pontos-base, venha em setembro. Mesmo mês em que o Federal Reserve (Fed, o bc estadunidense) poderá dar início ao afrouxamento monetário no país norte-americano.
Nos EUA, as atenções de investidores e analistas de mercado se voltam aos números dos pedidos semanais de auxílio-desemprego. Além disso, ficam no radar os discursos de dirigentes do Fed, ambos previstos para a tarde, e podem orientar o movimento do Ibovespa.
*Com informações do Broadcast