A Neoenergia (NEOE3) informou, na quarta-feira (17), que seu Conselho de Administração (CA) aprovou a criação de uma joint venture (JV, cooperação entre empresas que geralmente implica em uma nova organização societária) com a Carbon2Nature, entidade espanhola controlada pela Iberdrola – da qual a Neoenergia também faz parte -, especializada no desenvolvimento de projetos baseados na natureza (NBS, na sigla em inglês).
Segundo comunicado ao mercado, a Carbon2Nature Brasil (denominação da JV) será dedicada no desenvolvimento de projetos para a geração e comercialização de créditos de carbono, por meio de dois produtos: o reflorestamento de terrenos desmatados, a partir do replantio, manejo florestal, monitoramento controle e segurança; e o Blue Carbon, como foco na reabilitação e conservação de manguezais.
A Carbon2Nature será a controladora da sociedade com 51% de participação, enquanto a empresa de energia elétrica será a acionista minoritária com 49%, detendo direitos de votos protetivos de minoritário sobre determinadas matérias.
“O investimento na Carbon2Nature Brasil está alinhado com a estratégia da companhia de ampliar a atuação como fornecedora de soluções de descarbonização e facilitadora da transição energética. Além disso, estamos contribuindo para atingirmos nossas metas ESG (sigla para governança ambiental, social e corporativa, em inglês)”, afirmou a empresa.
Em atividade desde maio do ano passado, a Carbon2Nature, que deve cooperar juntamente com a Neoenergia, também possui projetos em desenvolvimento na Espanha e está expandindo suas operações para outros países como Colômbia, México e Chile.