As notícias de um “apagão” cibernético em magnitude global penalizam o desempenho das ações de tecnologia mundo afora: as ações da Microsoft, por exemplo, caem cerca de 2%, embora a empresa tenha dito que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que foi responsabilizada por perturbar voos e bancos, enquanto a empresa de segurança cibernética Crowdstrike caiu até 14% depois de informar à CNBC que havia sido afetada pela interrupção. Nesse ambiente, as principais bolsas europeias recuam e os índices futurosde Nova York operam de lado.
Leia também
Em outros mercados, o dólar tem alta leve, os rendimentos dos Treasuries avançam, os contratos futuros do petróleo operam de lado, enquanto a maioria dos metais também é impactada pela aversão ao risco global -o cobre deve registrar o maior declínio semanal desde 2022, ao passo que o minério de ferro prolongou a queda, depois que a reunião do Partido Comunista da China não conseguiu estabelecer mais estímulos para reforçar a demanda.
É improvável que em meio a aversão a riscopredominante no exterior os ativos locais tenham uma reação positiva, apesar do anúncio de uma contenção de gastos de R$ 15 bilhões pelo Governo, que será detalhado no relatório de avaliação de despesas e receitas na próxima segunda-feira. O valor supera as estimativas de mercado de R$ 12 bilhões, embora a Ministra do Planejamento, Simone Tebet, tenha pontuado que o contingenciamento poderá ser revisto, sob a justificativa de ser uma praxe na avaliação das contas públicas.
Agenda econômica 19/07
Brasil
A FGV divulgou logo cedo a segunda prévia do IGP-M de julho (8h). Entre os eventos, os diretores do Banco Central participam de duas reuniões com economistas (9h30 e 11h), o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reunião do Fórum Nacional da Indústria (FNI), em São Paulo (11h), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa em São José dos Campos (SP) de anúncios de investimentos para execução de obras na Via Dutra e Rio-Santos (10h) e de financiamento do BNDES às exportações da Embraer (12h10).
EUA
Os dirigentes do Fed de Nova York, John Williams (11h40), e de Atlanta, Raphael Bostic (14h) participam de eventos públicos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.