O Banco Central do Brasil (BC) divulgou as expectativas para os principais indicadores da economia nacional: o Produto Interno Bruto (PIB), a taxa básica de juros (a Selic) e a inflação nacional, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Para o crescimento do PIB, o relatório de mercado trouxe avanço: de 2,11% para alta de 2,15% ao término de 2024. Para a taxa Selic neste ano, o documento manteve em 10,5% ao ano a principal referência dos juros brasileiros. Já a aposta do relatório para o IPCA em 2024 passou de 4% para 4,05%.
Lá fora, as bolsas seguem reagindo à saída de Joe Biden da disputa presidencial, desistindo de tentar sua reeleição contra o candidato republicano Donald Trump. Os índices futuros de Nova York são positivos e as principais bolsas da Europa sobem, como a da Alemanha (alta de 1,27%) e Inglaterra (sobe 0,81%), às 9h desta manhã.
O Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês) surpreendeu ao anunciar corte nos juros do país. A taxa de juros de referência para empréstimos de cinco anos passou de 3,95% para 3,85% ao ano. Já a taxa de referência de um ano caiu de 3,45% para 3,35% ao ano.
*Com informações do Broadcast