O Magazine Luiza (MGLU3) não paga dividendos aos seus acionistas desde o dia 06 de maio de 2022. Na data, a companhia pagou R$ 100 milhões em juros sobre o capital próprio. Desde então, a varejista não distribuiu mais parte dos seus lucros aos acionistas, mas poderá voltar a pagar caso encerre 2024 com lucro.
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Segundo o estatuto do Magazine Luiza, a distribuição dos proventos está condicionada à existência de lucros. Caso a empresa feche o ano no azul, ela tende a distribuir no mínimo 15% do lucro líquido do exercício, ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações.
Em entrevista ao E-Investidor, o CFO da varejista, Roberto Belissimo, disse em fevereiro que a empresa pode pagar proventos a partir de 2025. O dinheiro pago no próximo ano seria justamente referente ao possível lucro que a empresa pode ter neste ano. De modo geral, as estimativas para esse ano estão positivas. No primeiro trimestre de 2024, a empresa reportou um lucro de R$ 27,9 milhões.
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À épóca do último dividendo distrubuído, o número foi o equivalente a R$ 0,0154942583 por ação. O valor do provento foi referente ao resultado financeiro de 2021, quando a companhia encerrou o ano com um lucro líquido de R$ 114,2 milhões.
Desde então, a varejista não pagou dividendos aos seus acionistas. O não pagamento de proventos acontece pelo fato de a empresa ter encerrado 2022 e 2023 com prejuízo. Em 2022, a varejista teve um prejuízo de R$ 499 milhões. A perda disparou 96,2% em 2023 e chegou a R$ 979,1 milhões.
O que o Santander espera do balanço do Magazine Luiza?
Analistas do Santander disseram em relatório enviado à imprensa na semana passada que a varejista deve lucrar R$ 19 milhões no balanço do segundo trimestre de 2024. O número deve significar uma reversão do prejuízo de R$ 199 milhões do segundo trimestre de 2023. A divulgação dos resultados do Magazine Luiza no segundo trimestre de 2024 está marcada para o dia 8 de agosto, depois do fechamento do mercado.
Os especialistas estimam que o Magalu no 2T24 deve manter a tendência positiva do primeiro trimestre de 2024, com um aumento da rentabilidade, medida pela margem bruta. O Santander diz acreditar que a rentabilidade da empresa de varejo deve crescer 1,7 ponto porcentual e ir dos 28,8% do segundo trimestre de 2023 para 30,5% do segundo trimestre de 2024.
Segundo os analistas do banco, a varejista deve reportar um Volume Bruto de Mercadorias (GMV, na sigla em inglês) de R$ 15,4 bilhões no segundo trimestre de 2024, alta de 4,6% ante o mesmo período do ano anterior. O banco também espera que a companhia do setor e-commerce reporte um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de R$ 669 milhões na base ajustada no segundo trimestre de 2024. O número representa um crescimento de 52,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
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Com o lucro do primeiro trimestre e provável lucro do segundo trimestre, analistas do mercado financeiro estimam que o Magazine Luiza (MLGU3) estará com metade da tarefa feita para voltar a pagar dividendos.