• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Mulher e dinheiro podem viver felizes para sempre, sabia? Entenda como

Pesquisa indica que as mulheres são as que mais sofrem de "fobia financeira", mal que pode impactar autoestima, salário e relacionamentos. Para virar o jogo, é preciso encarar suas finanças

Por Jenne Andrade

02/12/2020 | 9:30 Atualização: 07/12/2020 | 7:56

Veja aqui o que você pode fazer para consultar valores esquecidos em sua conta bancária
Veja aqui o que você pode fazer para consultar valores esquecidos em sua conta bancária

Nos Estados Unidos, 99% dos episódios de violência doméstica estão relacionados à violência financeira. Nestes casos, o homem controla todo o dinheiro ou patrimônio da mulher e a priva de tomar qualquer decisão financeira, usando os recursos como bem entende. Em muitas situações, o agressor proíbe a mulher de ter a própria conta bancária ou mesmo de conseguir um emprego, o que poderia garantir a ela recursos para abandonar um relacionamento abusivo.

Leia mais:
  • As mulheres conseguem retornos maiores no longo prazo, diz Órama
  • De mulheres nas finanças ao Pix: As ideias defendidas pelo Nubank
  • Home office freia ascensão de mulheres millennials no mercado financeiro
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O dado alarmante pertence à Allstate Foundation Purple Purse, fundação americana voltada a ajudar vítimas da violência doméstica por meio da capacitação financeira. “Eu não tenho uma pesquisa semelhante no Brasil mas, em contato com responsáveis por delegacias da mulher aqui, posso dizer que a mulher vítima de violência depende financeiramente do marido em praticamente 100% dos casos”, diz Andreia Fernanda da Silva Castro, economista com especialização em psicologia econômica e fundadora da Rico Foco, consultoria de planejamento financeiro.

No Brasil, Andreia foi a responsável acadêmica pelo levantamento “O bolso do brasileiro”, realizado pelo Instituto Locomotiva, a pedido da Xpeed (escola de educação financeira e negócios da XP Inc.). A partir da pesquisa, é possível observar que, antes mesmo de entrar em qualquer tipo de relacionamento, boa parte das mulheres têm questões urgentes para resolver com o dinheiro. Cerca de 30% delas sentem o impacto físico de ter que lidar com números – como tremedeira, palpitação ou sudorese excessiva. Quando se trata dos homens, este contingente cai quase à metade, para 16%. Adiar decisões financeiras por medo de encarar as finanças atinge 41% delas, contra 36% dos homens. E quase a metade das mulheres (46%) se sentem mais culpadas quando o assunto é dinheiro, percentual que cai a 30% em se tratando de homens.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

São os sintomas da “fobia financeira”, condição psicológica faz com que as pessoas tenham um medo paralisante de encarar as próprias finanças, de modo que abrir boletos bancários, analisar os gastos e tomar decisões financeiras no geral se torna algo extremamente desconfortável. As mulheres são a maioria deste público, o que a torna mais vulnerável a casos de violência doméstica. “É um ciclo vicioso: a falta de confiança da mulher com as finanças se traduz em falta de iniciativa para administrar o próprio dinheiro, o que leva a resultados ruins, que retroalimentam a insegurança e a dependência do companheiro”, afirma.

Insegura, ela pode se endividar ou não investir tão bem quanto poderia, planejando a aposentadoria, por exemplo. “Ela passa a depender ainda mais do marido, que assume total controle do dinheiro”, diz ela. “Se ele tiver tendência à violência, tudo fica muito mais complicado.”

Fatores históricos e culturais contribuíram muito para esta dependência e temor em relação ao dinheiro. Até 1962, por exemplo, as mulheres só poderiam trabalhar fora de casa, aceitar o recebimento de uma herança e até mesmo abrir contas em bancos se tivessem a autorização do marido. A necessidade de permissão estava expressa no Código Civil de 1.916, alterado pela Lei 4.121/62, que ampliou os direitos femininos.

“No Brasil, temos uma geração muito recente de mulheres que pode ter conta em banco sem autorização do marido, que pode criar e mandar no próprio dinheiro”, lembra Andreia. Apesar de a legislação brasileira ter avançado em relação à década de 40, esta limitação imposta às nossas mães ou avós deixou marcas que atravessam gerações.

Chefa de família

A carga posta em cima das mulheres, que hoje comandam quase a metade das famílias do País (45%), de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), é mais um fator que pode servir de gatilho para a ansiedade financeira. Claudia Yoshinaga, coordenadora do Centro de Estudos e Finanças da FGV EAESP, explica que diferentemente dos lares em que os homens são os responsáveis pelas finanças, essas famílias tendem a contar apenas com a figura feminina.

Publicidade

“Em muitos lares chefiados por mulheres, o homem abandonou a família, e todos os cuidados com filhos estão apenas com a mãe. São lares em que as contas são bem apertadas, porque apenas em parte dos casos elas conseguem receber a pensão das crianças”, explica Claudia. “A preocupação com o dinheiro pode gerar então palpitação, dor de cabeça, dor de barriga, ou até sintomas mais fortes, porque são casas com o orçamento muito restrito.”

Reflexo no mercado de trabalho

A fobia financeira das mulheres também pode explicar em parte a desigualdade de gênero no mundo corporativo. Em cargos equivalentes, elas costumam ganhar menos que os homens. “Se ela não consegue falar de dinheiro, encarar as próprias finanças, ela também não consegue negociar salários”, diz Thiago Godoy, head de educação financeira da Xpeed, braço de educação financeira da XP.

Ou seja, muitas mulheres teriam dificuldade em reconhecer o seu valor profissional no mercado. A saída, dizem especialistas, é cortar o mal pela raiz: as mulheres precisam entender que são tão capazes quanto os homens de administrar suas finanças. Até por uma questão de defesa dos próprios direitos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Ágora Investimentos | E-Investidor
  • Atitude nas Finanças
  • Conteúdo E-Investidor
  • Finanças
  • XP Investimentos
Cotações
06/07/2025 7h25 (delay 15min)
Câmbio
06/07/2025 7h25 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 2

    Esses fundos da elite financeira batem o mercado brasileiro com folga. Mas você aguenta o risco?

  • 3

    O que é IOF e como funciona?

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Dividendos de Petrobras e Vale caem no 1º semestre; consumo e saneamento avançam

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Logo E-Investidor
George Soros: 10 frases sobre investimentos do homem que "quebrou" o banco da Inglaterra
Imagem principal sobre o 5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Logo E-Investidor
5 sinais de que seus gastos na aposentadoria estão mais altos do que deveriam
Imagem principal sobre o Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto custa comer no melhor restaurante do Brasil de 2025?
Imagem principal sobre o Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Logo E-Investidor
Pagamento em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: veja como multiplicar o valor guardado com 3 estratégias simples
Imagem principal sobre o Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Logo E-Investidor
Como conseguir meia-entrada legalmente sem ser estudante: veja o passo a passo
Imagem principal sobre o 5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Logo E-Investidor
5 direitos pouco conhecidos que quem tem mais de 60 anos pode usar para economizar
Imagem principal sobre o Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Logo E-Investidor
Você tem direito? Veja 8 principais benefícios sociais oferecidos pelo Governo
Últimas: Educação Financeira
Cursos gratuitos da B3: veja como aprender sobre finanças nas férias
Educação Financeira
Cursos gratuitos da B3: veja como aprender sobre finanças nas férias

Temas dos cursos vão desde fundamentos do mercado de capitais até aulas sobre o mundo das criptomoedas

05/07/2025 | 07h00 | Por Cecília Mayrink
Ganhei na loteria, e agora? Veja como gerenciar uma fortuna ou herança
Educação Financeira
Ganhei na loteria, e agora? Veja como gerenciar uma fortuna ou herança

Especialistas alertam: o maior erro ao ganhar uma bolada é agir por impulso. Com planejamento e escolhas certas, é possível transformar a sorte em liberdade financeira duradoura

05/07/2025 | 03h00 | Por Isabela Ortiz
Receita liberou o maior lote da história: veja 5 dicas para usar bem a restituição
Educação Financeira
Receita liberou o maior lote da história: veja 5 dicas para usar bem a restituição

Maior lote da história devolveu R$ 11 bilhões a mais de 6,5 milhões de contribuintes

04/07/2025 | 19h48 | Por Igor Markevich
Pagamentos em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?
Educação Financeira
Pagamentos em julho: quando cai o 5º dia útil do mês?

Empregadores têm até o quinto dia útil do mês em questão para realizar o pagamento do mês anterior

04/07/2025 | 09h39 | Por Camilly Rosaboni
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador