O movimento de maior aversão ao risco, que se iniciou ontem, dá as caras novamente nesta sexta-feira e a liquidação se intensifica nos mercados com o aumento das preocupações sobre geopolítica, a saúde da economia americana e as perspectivas para as empresas –os futuros do Nasdaq, por exemplo, caem mais de 1,5% após resultados decepcionantes da Amazon e números fracos de vendas da Intel.
Leia também
Em outros mercados, o dólar devolve parte da alta da véspera, os rendimento dos Treasuries recuam diante da maior procura por proteção, os contratos futuros do petróleo caminham para a quarta queda semanal, já que as preocupações com a demanda nas duas maiores economias do mundo ofuscam o aumento do risco geopolítico no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro se sustentaram em alta em Dalian, com avanço de 2,16% aos US$ 107,53 por tonelada, apesar de o preço do aço estar próximo do seu menor nível em mais de sete anos, ressaltando a crise prolongada do mercado imobiliário chinês.
Esse não parece ser o cenário mais inspirador para os investidores tomarem mais riscos em nosso mercado e, portanto, é de ser esperar uma sessão de desempenho negativo por aqui também. Pesam ainda sobre o sentimento local as incertezas relacionadas às contas públicas, sendo que a agora a equipe econômica teme o impacto da operação envolvendo Angra 3 e Eletrobras, em um acordo que vem sendo costurado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) -caso o Governo assuma o comando da Eletronuclear, teria como missão terminar a construção de Angra 3, que é estimada em pelo menos R$ 20 bilhões, por exemplo.
Agenda econômica
Brasil
Destaque para o dado de produção industrial em julho (9h). Entre os eventos, no Ceará, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de cerimônia de sanção do projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo de Investimento em Infraestrutura Social e do projeto de lei que institui o marco legal do hidrogênio de baixa emissão de carbono, além da assinatura da Medida Provisória sobre o programa Mover, no Porto de Pecém, em Caucaia (11h).
EUA
O relatório de emprego (payroll) será publicado logo cedo (9h30), seguido pelo número de encomendas à indústria em junho (11h). Segundo as projeções de mercado, a maior economia do mundo deve ter gerado 175 mil vagas no mês julho, após 206 mil postos em junho e 272 mil em maio. Ainda segundo a mediana das estimativas, o dado de salário médio por hora deve subir 0,3% na comparação mensal e 3,7% na anual.
Europa
No Reino Unido, o economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill, e a diretora de Análise Monetária do BoE, Fergal Shortall, fazem briefing virtual sobre a última decisão monetária (8h15).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.