O boletim Focus não passará por nenhuma mudança para incluir a divulgação das projeções do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos 12 meses encerrados no primeiro trimestre de 2026, informou o Banco Central (BC). Esse é o horizonte relevante – um prazo médio na política monetária para o controle da inflação com o uso da Selic – da política monetária atualmente, segundo o mais recente comunicado do Comitê de Política Monetária (Copom).
Leia também
Respondendo a um questionamento do Broadcast, a assessoria de imprensa do Banco Central informou que as estatísticas de projeções para a inflação do período continuarão sendo divulgadas no Sistema Expectativas de Mercado. “O Sistema Expectativas de Mercado, que tem como principal produto o Relatório Focus, coleta projeções mensais para o IPCA para 25 meses à frente (atualmente, até julho de 2026). As estatísticas das projeções trimestrais estão disponíveis até o segundo trimestre de 2026. Dessa forma, as estatísticas para o prazo solicitado já são públicas”, afirmou a assessoria do BC.
No mais recente comunicado, de quarta-feira (31), quando houve decisão por manter a Selic em 10,50% ao ano – veja mais aqui –, o Copom incluiu nas suas projeções de inflação estimativas para o IPCA acumulado em 12 meses até o primeiro trimestre de 2026, tanto no cenário de referência (3,4%), como no alternativo, com juros constantes (3,2%). “A comunicação da projeção para seis trimestres à frente, correspondendo ao primeiro trimestre de 2026, atual horizonte relevante de política monetária, está em consonância com a nova sistemática de meta para a inflação”, afirmou o comitê.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O boletim Focus é divulgado toda segunda-feira, às 8h25, e os dados do sistema são atualizado por volta das 9h.