Publicidade

Tempo Real

Equatorial (EQTL3): desastre no Sul afetou volume de energia no 2º Tri?

A companhia divulgou suas prévias operacionais na segunda-feira (5)

Equatorial (EQTL3): desastre no Sul afetou volume de energia no 2º Tri?
Foto: Adobe Stock

O volume de energia distribuída pela Equatorial (EQTL3) aumentou 8% no segundo trimestre de 2024 ante o mesmo período de 2023, para 14.120 gigawatts-hora (GWh), enquanto o montante injetado na rede cresceu 7,9% na mesma base comparativa, para 17.116 GWh, segundo prévias operacionais, divulgadas na segunda-feira (5).

Neste intervalo, o volume proveniente das atividades de geração distribuída (GD) correspondeu a 6,77% da energia injetada total na rede da companhia. Já a energia faturada totalizou 13.133 GWh no trimestre, alta de 5,9%.

O número de consumidores aumentou 1,3% de abril a junho ante mesmo período de 2023, alcançando 14.103 unidades. As perdas totais das distribuidoras da Equatorial alcançaram 2.996 GWh e responderam por 18,2% da energia injetada na rede nos últimos 12 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Mesmo com o crescimento expressivo da energia injetada e a situação de calamidade do Rio Grande do Sul, as perdas consolidadas do grupo se mantiveram estáveis quando comparadas ao primeiro trimestre e apresentaram uma redução de 0,4 p.p. em relação ao segundo trimestre de 2023, demonstrando mais uma vez um resultado positivo no trabalho de combate às perdas”, explica a companhia.

Atualmente, ainda de acordo com a empresa, há cinco distribuidoras abaixo do limite regulatório (Pará, Piauí, Alagoas e Goiás, além da Amapá se considerada a cobertura adicional de CCC).

Segundo a Equatorial, as concessões de distribuição do Norte, Nordeste e Centro-Oeste tiveram o consumo afetado, positivamente, no segundo trimestre pela redução do desemprego, temperaturas elevadas e pelo maior consumo médio, com destaque para o consumo de clientes residenciais.

No Rio Grande do Sul, mesmo com o trimestre impactado pelos eventos climáticos extremos que afetaram a região, a energia injetada apresentou um aumento anual de 1,6%, o que é explicado, principalmente, pelas altas temperaturas até abril, pelo restabelecimento rápido da energia em áreas afetadas e o registro de temperaturas muito baixas no mês de junho.

Saneamento da Equatorial

A Equatorial encerrou o trimestre com aproximadamente 82 mil economias ativas no serviço de distribuição de água, das quais 13,7 mil economias também são cobertas pelo serviço de coleta e tratamento de esgoto.

Publicidade

De acordo com a prévia operacional, os destaques do segundo trimestre foram os aumentos de economias faturadas, tanto de água como de esgoto, além do crescimento do volume faturado de água e esgoto contra o primeiro trimestre deste ano.

“Além dos aumentos de economias, também destacamos o aumento do índice de cobertura de água, que partiu de 42,0% para 56,0%, enquanto o índice de cobertura de esgoto partiu de 8,0% para 14,8%”, afirma a Equatorial (EQTL3).

*Com informações do Broadcast