No próximo domingo (11), é celebrado o Dia dos Pais, uma data significativa para o comércio devido à alta demanda por diversos tipos de presentes. No entanto, é nessário lembrar que o momento também serve de alerta aos golpes digitais no momento das compras.
Leia também
Neste momento, a tendência é que o consumidor utilize serviços digitais para a suas compras, já que o Brasil ocupa o 10º lugar no ranking mundial em número de compras online, movimentando cerca de US$ 95 bilhões em 2023.
Além disso, conforme matéria do E-Investidor, o Pix e o cartão de crédito representaram juntos cerca de 70% dos pagamentos realizados no país no último ano. Contudo, apesar da maior facilidade dessas compras, é necessário estar atento a golpes.
Confira 6 dicas de como se proteger de golpes ao comprar o presente do Dia dos Pais
- Efetuar compras em sites conhecidos e certificados: verifique se o site possui um ambiente protegido com o selo de segurança (cadeado) que aparece no link da página;
- Crie um cartão virtual temporário: utilize um cartão virtual para aumentar a segurança de suas transações;
- Desconfie de preços muito baixos: ofertas com preços muito abaixo do mercado podem ser um indicativo de fraude;
- Atenção aos falsos cupons: jamais coloque seus dados pessoais em cadastros para cupons não verificados;
- Não abra links suspeitos e nem arquivos anexados: seja por email, WhatsApp, SMS, evite abrir links de origem duvidosa;
- Não envie senhas por WhatsApp, não as anote no celular, e nem no e-mail: mantenha suas senhas seguras e protegidas.
“Todos temos uma importante participação neste processo de transações em pagamentos digitais. Mas com o apoio de um parceiro de tecnologia experiente e com cuidados no dia a dia, é possível reduzir fortemente a atuação dos golpistas”, comenta Thiago Medeiros, diretor de negócios da Wordlpay Brasil.
Publicidade
Seguindo essas orientações, você pode presentear seu pai com segurança e sem preocupações com golpes, tornando a data ainda mais especial.
Colaborou: Renata Duque.