A sexta-feira (9) começa com um tom um pouco mais positivo nos mercados acionários da Europa e nos índices futuros de Nova York, que podem dar sequência ao forte movimento de alta observado na quinta-feira (8) nos mercados norte-americanos –embalados ainda pela redução das preocupações sobre o ritmo da atividade econômica do país, após o número de pedidos de auxílio desemprego ter vindo abaixo do esperado. Nos demais mercados, os rendimentos dos Treasuries recuam, o dólar tem comportamento lateral frente às principais divisas e o petróleo ensaia leve alta.
Leia também
No Brasil, a temporada de balanços segue no foco dos investidores e, para hoje, o mercado deve repercutir os resultados da Petrobras (e o anúncio de dividendos), Suzano, B3, diversas varejistas, entre outros. Em geral, a leitura mais positiva dos números divulgados ao longo da temporada do 2T24 tem ajudado na recuperação das ações em bolsa. Também hoje, merece destaque o IPCA de julho, que pode mostrar uma inflação se aproximando dos 4,5% nos últimos 12 meses, possivelmente reforçando a ideia de juros em níveis elevados por um período mais longo. Para a abertura dos mercados, o clima mais positivo no exterior deve ajudar na manutenção do humor dos investidores locais.
Agenda econômica
Brasil
O IPCA de julho é o destaque, às 9h00. A mediana das projeções prevê inflação mensal de 0,35%, chegando a 4,47% na leitura dos últimos 12 meses. Está previsto evento com participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 12h.
EUA
Agenda de indicadores vazia, com destaque apenas aos dados semanais de poços depetróleo em operação, às 14h.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos