• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O que significa o Ibovespa liderar a rentabilidade global em agosto

No mês, o índice brasileiro foi mais rentável em comparação a pregões dos EUA, América Latina, Europa e Ásia

Por Einar Rivero

12/08/2024 | 16:26 Atualização: 12/08/2024 | 16:29

Receba esta Coluna no seu e-mail
Mercado acionário dos EUA (Foto: Adobe Stock)
Mercado acionário dos EUA (Foto: Adobe Stock)

No acumulado de agosto, até a sexta-feira (9), o Ibovespa foi o índice mais rentável em uma comparação com 20 pregões relevantes dos Estados Unidos, América Latina, Europa e Ásia. Na ponta do lápis, a bolsa brasileira subiu 5,12% no mês. No outro extremo da tabela está o índice Nikkei 225, da Bolsa de Tóquio, que amargou uma perda de 8,25%.

Leia mais:
  • Índice de Dividendos da B3 cai, com ações na contramão da tendência
  • OPINIÃO: A rentabilidade do CDI em 2024 em uma análise detalhada
  • Como a disparada recente do dólar vai impactar os balanços das empresas
Cotações
29/03/2026 18h41 (delay 15min)
Câmbio
29/03/2026 18h41 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Se esses números parecem não estar alinhados com a realidade é porque a conta foi feita em dólares. Em reais, a alta do Ibovespa foi menor: 2,32%. Porém, como o dólar caiu 2,66% (considerando o Ptax divulgado pelo Banco Central), isso levou o índice brasileiro à liderança da rentabilidade do ponto de vista internacional.

Publicidade

Essa diferença entra o cálculo em reais e a conta em dólares pode ser explicada pela dupla função que a moeda americana tem no Brasil (e nos demais países emergentes). Para que “serve” a taxa de câmbio? Além de permitir o comércio internacional, o câmbio é um excelente indicador de expectativas (próprias e externas) com relação à economia.

Os países emergentes servem-se da poupança de outras nações para financiar sua economia. Eles contraem dívidas em moeda forte. Isso os torna muito dependentes de fluxos cambiais previsíveis e de classificações de risco (“ratings”). E faz com que suas taxas de câmbio indiquem a percepção do mercado sobre eles.

Quando algo parece ameaçar o fluxo futuro de dólares e o mercado antecipa problemas de oferta, a taxa sobe. Quando algo indica uma entrada de recursos acima da média e da demanda habitual, a taxa desce.

No acumulado do ano até julho, o dólar havia se apreciado 16,9% em relação ao real. Até o início da semana passada, no dia 5 de agosto, essa apreciação chegou ao maior nível do ano, 19,1%. Tudo isso pela preocupação dos investidores com a sustentabilidade das contas públicas e o impacto disso na inflação e nos juros.

Publicidade

Porém, na noite da quinta-feira (8), Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), participou de um evento em São Paulo e garantiu sua aderência à necessidade de o BC fazer cumprir as metas de inflação. Galípolo é o mais cotado para suceder Roberto Campos Neto, cujo mandato à frente da autarquia se encerra em dezembro.

O discurso agradou o mercado e provocou a depreciação do dólar em relação ao real. A queda de 2,66% do Ptax é a maior baixa mensal desde os 5,42% de baixa registrados em dezembro de 2023. Isso fez o Ibovespa liderar a rentabilidade dos pregões.

O único desempenho comparável é o do índice S&P Merval, da bolsa de Buenos Aires. O indicador subiu 4,51% no acumulado de agosto. Os demais índices (com exceção do chileno Ipsa, que praticamente não variou) apresentaram quedas em dólares.

Qual a conclusão disso? O Ibovespa oscilou bastante em reais, mas o desempenho em dólares está bastante positivo. Qualquer estratégia de investimentos em países emergentes deve considerar as variações em dólar. São elas que vão mostrar aos investidores internacionais se os ativos do país estão valorizados ou depreciados. E, assim como as perspectivas, ajuda a definir fluxos de recursos – que fazem preço.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • américa latina
  • Ásia
  • Bolsa de valores
  • Brasil
  • Economia
  • EUA
  • Europa
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • mercado
  • Rentabilidade

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Previdência corporativa pode dobrar o valor investido e conquista a geração Z; veja como funciona

  • 2

    Banco do Brasil reforça consultoria e aposta em modelo híbrido para atender cliente

  • 3

    Ibovespa hoje fecha em queda em meio à pressão externa e salto da cotação do petróleo

  • 4

    Mercado de luxo em alta leva bilionários a mudar estratégia para comprar mansões; veja como

  • 5

    Nubank, Revolut e Inter avançam nos EUA e miram mercado trilionário; veja próximos passos

Publicidade

Quer ler as Colunas de Einar Rivero em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Logo E-Investidor
FGTS: tenho mais de 70 anos, posso sacar o saldo?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: quais documentos são necessários para solicitar o benefício?
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: quais documentos são necessários para solicitar o benefício?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: quanto custa apostar no sorteio especial?
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: quanto custa apostar no sorteio especial?
Imagem principal sobre o Dupla de Páscoa 2026: 3 locais onde é possível apostar
Logo E-Investidor
Dupla de Páscoa 2026: 3 locais onde é possível apostar
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quando o benefício se inicia para contribuintes com Parkinson?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quando o benefício se inicia para contribuintes com Parkinson?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 3 documentos necessários para contribuintes com Parkinson
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 3 documentos necessários para contribuintes com Parkinson
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (27)?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia 2026: tem pagamento do benefício hoje (27)?
Imagem principal sobre o Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Logo E-Investidor
Aposentados e pensionistas do INSS: qual final do benefício recebe hoje (27)?
Últimas: Colunas
Imposto de Renda sem drama: como se preparar e evitar surpresas
Samir Choaib
Imposto de Renda sem drama: como se preparar e evitar surpresas

Organização, atenção aos detalhes e um pouco de disciplina tornam a declaração muito mais simples do que parece

28/03/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib
Bitcoin na era Trump: o que mudou — e o que o mercado exagerou
Fabrício Tota
Bitcoin na era Trump: o que mudou — e o que o mercado exagerou

Entre euforia e realidade, avanço regulatório, ETFs e tensão geopolítica ajudam a explicar por que o BTC saiu de US$ 126 mil para US$ 70 mil

27/03/2026 | 14h22 | Por Fabrício Tota
EUA não são o destino — são a porta de entrada para investir no mundo
William Castro
EUA não são o destino — são a porta de entrada para investir no mundo

Mercado americano funciona como hub global e amplia acesso a ativos, moedas e estratégias

26/03/2026 | 17h52 | Por William Castro
OPINIÃO. Alguém é obrigado a trabalhar na escala 6x1?
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. Alguém é obrigado a trabalhar na escala 6x1?

Você já parou para pensar quem realmente vai arcar com isso? Os números parecem administráveis, mas na prática não existe alívio para quem terá de pagar a conta

26/03/2026 | 15h48 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador