Os rendimentos dos títulos de curto prazo do Tesouro dos Estados Unidos recuavam no fim da tarde desta terça-feira (27), após um leilão de papéis da dívida americana com demanda acima da média. As pontas longas subiam, ainda que tenham desacelerado ante patamar mais alto visto mais cedo.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos cedia de 3,937% para 3,903%, o da T-note de 10 anos passava de 3,819% para 3,832% e o do T-bond de 30 anos subia de 4,110% para 4,122%.
Após a queda das taxas na sexta-feira motivada pelo sinal do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, de que “chegou a hora” de ajustar a política monetária americana, o mercado aguarda dados de inflação para modular o ritmo de cortes a ser implementado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Divulgado pela manhã, o índice de confiança do consumidor americano, elaborado pelo Conference Board, avançou em agosto. O analista da Jefferies, Thomas Simons, afirmou, em nota, que as expectativas de inflação para os próximos 12 meses caíram de 5,3% para 4,9%, atingindo o menor nível desde março de 2020. “O declínio nas expectativas de inflação é um grande impulsionador por trás da melhora na confiança”, notou.
A Oxford Economics também atribuiu a melhora da confiança à expectativa de queda adicional da inflação, além da projeção de corte da taxa de juros americana. Para o UBS, a economia dos EUA ainda caminha para um pouso suave, embora com riscos de baixa, e são os gastos dos consumidores que determinarão a recuperação da atividade nos próximos meses, conforme as poupanças esgotam-se e o emprego desacelera.