Qual é o melhor: CLT ou PJ? O debate sempre existiu e divide opiniões sobre os diferentes aspectos de cada modalidade de trabalho. No entanto, a discussão ficou ainda mais acalorada com o surgimento do termo ‘CLT premium‘ nas redes sociais, usado para se referir a profissionais com carteira assinada que têm benefícios além dos já previstos em lei.
Leia também
Isso porque, enquanto alguns benefícios são obrigatórios pela legislação trabalhista brasileira, outros são considerados luxo. Esses adicionais, embora não obrigatórios, podem fazer toda a diferença para atrair e reter talentos no mercado de trabalho.
Mas, afinal, quais são esses benefícios de luxo do ‘CLT Premium’?
A legislação trabalhista brasileira garante alguns direitos fundamentais e obrigatórios aos trabalhadores com carteira assinada, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o 13º salário e o vale-transporte.
No entanto, diversos outros benefícios são oferecidos pelas empresas para se destacarem no mercado. Entre os principais benefícios diferenciados estão:
- Vale-alimentação;
- Vale-refeição;
- Plano de saúde completo;
- Assistência odontológica;
- Seguro de vida;
- Previdência privada;
- Bônus e participação nos lucros;
- Flexibilidade de horário e home office,
- Desenvolvimento profissional.
Os benefícios de luxo ou exclusivos dos profissionais com o luxo de serem ‘CLT Premium’, embora não sejam obrigatórios, como dito mais acima, desempenham um papel fundamental na atração e retenção de talentos no mercado de trabalho. Empresas que desejam se destacar e captar os melhores profissionais podem investir em um pacote de benefícios que extrapolam o básico obrigatório por lei.
Colaborou: Renata Duque.
Publicidade