A Vale (VALE3) informou que continua buscando potenciais parceiros para sua empresa de energia Aliança Geração, adquirida da Companhia Energética de Minas Gerais, a Cemig (CMIG4), em março deste ano, cuja operação foi concluída há duas semanas – relembre aqui.
Leia também
De acordo com comunicado da mineradora, neste momento, não há qualquer instrumento vinculante ou decisão tomada a respeito de quem será o potencial parceiro ou sua estrutura de capital, mas afirma que está em negociações com possíveis compradores.
O comunicado é um esclarecimento à notícia publicada no jornal Valor Econômico, segundo a qual a Vale (VALE3) já estaria em tratativas para vender 70% do controle da empresa.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A mineradora possui 100% das ações da empresa de geração de energia, adquiridas por R$ 2,7 bilhões. A Aliança Energia é responsável pela operação de hidrelétricas e usinas eólicas. Em junho, a Vale já havia comunicado ao mercado que estava em busca de “potenciais parceiros para essa plataforma, entre os principais participantes do mercado de energia”.
Os bancos Itaú BBA e Morgan Stanley assessoram a Vale nas negociações com o mercado. O objetivo da mineradora é manter uma participação minoritária na Aliança Energia, mas vender o controle da empresa.
O portfólio da Aliança Energia inclui sete hidrelétricas localizadas em Minas Gerais e três parques eólicos situados no Rio Grande do Norte e no Ceará. Juntas, essas usinas têm uma capacidade instalada de 1.438 MW (megawatts) e uma garantia física de 755 MW médios.
* Com colaboração de Marcia Furlan, do Broadcast
Publicidade