Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: De olhos atentos ao payroll…

A operação possui validade apenas para o pregão desta sexta-feira (6)

Antes do dado mais aguardado dos últimos dias, o payroll, os investidores globais seguem com uma postura mais defensiva –até mesmo avessa ao risco –nesta manhã de sexta-feira (6), o que se reflete na baixa das principais bolsas da Europa e dos índices futuros de Nova York. A julgar pela apreensão dos mercados, o indicador do mercado de trabalho americano será crucial para determinar a saúde da maior economia do mundo e, consequentemente, o tamanho do corte da taxa de juros do Federal Reserve (Fed) neste mês.

Em outros mercados, o dólar recua frente a maioria das divisas, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa americano) caem, os contratos futuros do petróleo caminham para a maior perda semanal em quase um ano, devido às preocupações com a fraca demanda global e a ampla oferta, mesmo com o adiamento em dois meses pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de um aumento planejado na produção, enquanto os preços futuros do minério de ferro ficaram estáveis em Dalian, em US$ 96,42, após acumularem perdas de 9% na semana.

É provável que os ativos locais sejam influenciados pela tensão externa, especialmente nos mercados futuros, que abrirão antes da divulgação do payroll (relatório dos EUA sobre folha de pagamento de setores não-agrícolas do país) –os demais serão influenciados pela leitura do indicador, principalmente, dada a agenda de indicadores e eventos mais esvaziada por aqui.

Agenda econômica

Brasil

O IGP-DI de agosto foi conhecido logo cedo (8h), mostrando desaceleração na leitura mensal, ao avançar 0,12%, ante 0,83% em julho. Entre os eventos do dia, O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, viaja para a Basileia, na Suíça, para participarde 7 a 9 de setembro de encontros anuais promovidos pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS) e, enquanto estiver fora do Brasil, será substituído pelo diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, indicado para sucedê-lo no cargo em 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai a Goiânia (GO) para inaugurar trecho do BRT Norte-Sul da capital goiana e anunciar investimentos nos Institutos Federais do Estado (12h).

EUA

Destaque completo para o payrollem agosto (9h30), que deve mostrar geração de 165.000 vagas, contra 114.000 postos de trabalho criados na leitura anterior, levando a taxa de desemprego a cair para 4,2%, de 4,3% anteriormente. Além disso, os dirigentes do Fed John Williams, de Nova York (9h45), e o diretor Christopher Waller (12h) discursam em eventos.

Europa

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2024 ante os três primeiros meses do ano, aquém da leitura anterior, divulgada no mês passado, e também da previsão de expansão de 0,3% em ambos os casos. Na comparação anual, o PIB avançou 0,6% entre abril e junho, número que confirma a estimativa informada em agosto.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.