Os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) recuavam nesta segunda-feira (16), prolongando o movimento da sexta-feira, com o fortalecimento da precificação para um relaxamento monetário agressivo do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) em 2024. A ampliação da aposta em um corte de 50 pontos-base na taxa de básica de juros nos Estados Unidos no encontro do BC nesta quarta-feira não foi contida pelo dado acima do esperado de atividade do setor de manufatura em Nova York.
Leia também
O retorno da T-note de 2 anos cedia de 3,584% no fim da tarde de sexta-feira em Nova York para 3,561% em horário similar hoje. A taxa projetada das T-note de 10 anos recuava de 3,658% para 3,622% e a do T-bond de 30 anos tinha ajuste em baixa, passando de 3,986% para 3,502%.
Perto das 16h46, o mercado atribuía uma probabilidade de 63% de a taxa básica passar do nível atual (entre 5,25% e 5,50%) para o intervalo entre 4,75% e 5,00% agora em setembro, de acordo com a ferramenta FedWatch. Como consequência, o risco de uma baixa mais branda, de 0,25 ponto porcentual, recuava a 37% neste fim de tarde.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As probabilidades em relação ao desfecho do encontro do Fed têm sido voláteis e ainda não está claro se as autoridades manterão a porta aberta para uma redução mais rápida das taxas nos próximos meses. “Este é, portanto, um obstáculo potencial para a recuperação dos preços dos títulos”, afirmou analista sênior de renda fixa da LBBW, Elmar Voelker.
A pressão por corte mais assertivo foi reforçada por três senadores democratas dos EUA, que pediram alívio de 75 pontos-base (pb) na decisão desta quarta-feira em carta enviada hoje ao presidente do BC americano, Jerome Powell.
No ajuste das expectativas, o mercado recebeu o índice de atividade industrial Empire State, que mostrou que a atividade manufatureira em Nova York subiu pela primeira vez desde novembro.
Com informações da Dow Jones Newswires
Publicidade