A Intel anunciou na segunda-feira (16), a AWS, divisão de computação em nuvem da Amazon, como sua mais nova cliente para a produção de microprocessadores personalizados de inteligência artificial. A parceria envolve o uso do processador 18A, o mais avançado da Intel para clientes externos, que será utilizado em data centers da AWS.
Leia também
O CEO da Intel, Pat Gelsinger, destacou que essa colaboração faz parte de uma estratégia mais ampla de reestruturação da companhia, que inclui cortes de custos e otimizações nas operações de fundição. A empresa também mencionou que está pausando temporariamente projetos na Alemanha e Polônia, enquanto reforça seu compromisso de expandir a produção nos Estados Unidos.
Ações da Intel sobem após anúncio de contrato e cortes
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As ações da Intel registraram uma alta de cerca de 8% no pós-mercado após a divulgação do contrato com a AWS e o anúncio de medidas de reestruturação. O memorando interno divulgado por Pat Gelsinger informou que a empresa está adotando ações para melhorar sua eficiência e rentabilidade, após resultados fracos no segundo trimestre.
Esse impulso no valor das ações reflete a confiança dos investidores no potencial de crescimento da Intel, impulsionado pela nova parceria e pela busca de maior competitividade no mercado de semicondutores.
Nesta terça-feira (17), as ações da Intel (ITLC34) sobem 0,60% a R$ 20,12 e as da Amazon (AMZO34) sobem 1,12% a R$ 51,65.