O Banco Central (BC) lançou um guia financeiro para auxiliar pessoas que foram afetadas pelas enchentes de maio do Rio Grande do Sul, o “Recupera, tchê!”. O manual serve como instrumento para oferecer dicas breves e práticas de estabilização financeira para aqueles que se encontram em situações delicadas após o desastre climático.
Leia também
A base foi lançada durante a Semana ENEF – Edição Especial Rio Grande do Sul, em uma parceria entre Banco Central e a Nossa – Escola de formação para planejadores. As respostas foram elaboradas por planejadores financeiros independentes, que disponibilizaram seu conhecimento de forma voluntária.
As principais demandas do povo gaúcho
O guia parte de cinco frentes que, em alguma medida, contemplam as principais demandas financeiras da população atingida, sendo:
- Geração de renda;
- Organização financeira;
- Interação com instituições financeiras;
- Os auxílios oferecidos pelo governo;
- Seguros e outros mecanismos de proteção.
Segundo o Banco Central, nos próximos meses, o guia financeiro receberá entradas semanais, criadas a partir das dúvidas trazidas pela população gaúcha. Você pode conferir todos os detalhes no Instagram do Recupera, tchê! ou no site do programa.