- Na última quarta-feira (19), o Banco Central (BC) comunicou um vazamento de dados ocorrido na Shopee
- De acordo com a autoridade monetária, em função de "falhas pontuais em sistemas", dados cadastrais vinculados a 150 chaves Pix foram expostos
- Quem teve os dados vazados nesse incidente, que ocorreu entre 2 e 4 de setembro, será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking do banco no qual tem conta
Na última quarta-feira (19), o Banco Central (BC) comunicou um vazamento de dados ocorrido na instituição de pagamento “SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA” (Shopee). De acordo com a autoridade monetária, em função de “falhas pontuais em sistemas”, dados cadastrais vinculados a 150 chaves Pix foram expostos. As informações são da “Agência Brasil”.
Leia também
As informações vazadas são os nomes dos usuários, CPF, banco de relacionamento, agência, número e tipo de conta dos clientes. O BC ressalta, entretanto, que não foram revelados registros sensíveis, como senhas e saldos financeiros. Ou seja, que permitam a movimentação de recursos e acesso às contas bancárias.
Quem teve os dados vazados nesse incidente, que ocorreu entre 2 e 4 de setembro, será notificado exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking do banco no qual tem conta. “Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, alerta a autoridade monetária.
O Banco Central informa ainda que foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso. A Shopee também deve sofrer com medidas sancionadoras em função do caso. Vale lembrar que em novembro, o Pix terá mudanças nas regras. Leia mais na matéria abaixo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos