Tempo Real

Consulta ao 5º lote de restituição do IR será aberta na segunda-feira (23); veja quem recebe

Este é o ultimo lote regular de restituição a ser pago pela Receita Federal neste ano

Consulta ao 5º lote de restituição do IR será aberta na segunda-feira (23); veja quem recebe
Veja quem recebe a restituição do Imposto de Renda (IR) 2024 no 5° lote. Foto: Adobe Stock

A Receita Federal abre a partir das 10h de segunda-feira (23) a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2024. Ao todo, 511.025 contribuintes terão acesso a R$ 1.032.907.305,12, que serão pagos ao longo do dia 30 de setembro deste ano.

Estão inclusos neste lote:

  • 11.188 idosos acima de 80 anos;
  • 75.686 idosos entre 60 e 79 anos;
  • 6.731 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
  • 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • 201.381 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam preferência por terem utilizado a declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
  • 86.570 contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS);
  • 106.289 contribuintes não prioritários.

Lembrando que este é o último lote regular de restituição de 2024. Os próximos lotes a serem pagos pela Receita serão os residuais, que englobam restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções na declaração.

Como consultar a restituição?

Para saber se a restituição está disponível, o usuário deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Nesse espaço, o contribuinte precisa informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração, para então saber se está ou não incluído no quinto lote.

Vale lembrar que o pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se o crédito não for realizado por algum problema na conta, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o pagamento pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Depois, deve ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Malha fina

Caso a declaração do cidadão tenha caído na malha fina, ele não terá acesso à restituição até resolver suas pendências com o Fisco. Para saber o atual status do documento, o contribuinte deve ir na parte de “Extrato de processamento”, disponível no sistema Meu Imposto de Renda e no Portal e-CAC.

Se for encontrada alguma irregularidade no documento, a seguinte mensagem é exibida: “Com pendências”. Nesse caso, é necessário realizar uma declaração retificadora. Para isso, basta acessar a opção “Declaração retificadora” na ficha de identificação, presente no Programa Gerador de Declaração (PGD). Já na plataforma on-line ou pelo celular, é necessário clicar em “Retificar declaração”, sob o ano desejado. Em todos os casos, o contribuinte deve informar o número do recibo da declaração que será corrigida.

O cidadão tem até cinco anos para fazer a retificação desde que não tenha sido iniciada uma ação de fiscalização pela Receita Federal. Além disso, realizar a declaração retificadora não gera multa, a não ser que seja constatada a tentativa de fraude ou má-fé. Depois de realizar o procedimento, será possível ter acesso à restituição do IR.