Tempo Real

Como estão as ações da Petrobras (PETR4) hoje?

Próximo das 14h40, o Ibovespa sobe 1,28%, aos 132.240 pontos

Como estão as ações da Petrobras (PETR4) hoje?
A Petrobras é uma das companhias mais importantes da bolsa de valores (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Após fechar em alta no pregão de segunda-feira (23), as ações Petrobras (PETR4têm leve alta no pregão desta terça-feira (24). Próximo das 14h40 (de Brasília), os papéis preferenciais da companhia sobem 0,52%, a R$ 36,82, enquanto as ações ordinárias PETR3 sobem 0,50%, a R$ 40,40. O Ibovespa hoje sobe 1,28%, aos 132.240 pontos.

Os ADRs da Petrobras – American Depositary Receipts, recibos que permitem a investidores comprar nos EUA ações de empresas não americanas – registram movimento de alta de 1,93% em Nova York.

O movimento das ações segue a direção do desempenho do petróleo. Hoje o brent opera em alta de 1,34%.

Petrobras/Claudio Schlosser: Hoje temos venda de 10 milhões de litros de diesel R5 por mês

O diretor de comercialização e logística da Petrobras, Claudio Schlosser, disse há pouco que a Petrobras tem hoje uma venda de 10 milhões de litros de diesel R5 por mês. O produto coprocessado tem 5% de conteúdo renovável, advindo de óleos vegetais. Ele falou em painel na ROG.e, na feira Rio Oil & Gas, que acontece essa semana no Rio de Janeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Schlosser disse que todo o consumo do diesel R5 da Petrobras é voluntário, feito por empresas alinhadas a valores sustentáveis, uma vez que não há mandato obrigatório de mistura do produto no diesel comum, como acontece com o biodiesel. Isso limita o potencial de venda da Petrobras, mas executivos que falaram ao Broadcast garantem que, ainda assim, haverá saída.

Nessa mesma linha, Schlosser reconheceu que há um custo adicional embutido no diesel R5 na comparação com o diesel comum, mas disse que, ainda assim, trata-se de um produto barato, acessível.

Houve discussões para inclusão de combustível coprocessado no mandato do biodiesel, mas isso não foi contemplado no projeto de lei do combustível do futuro, aprovado no Congresso. O tópico foi um dos muitos pontos de atrito entre a gestão anterior da Petrobras, de Jean Paul Prates, e o Ministério de Minas e Energia.

Estratégia

No início de sua fala, Schlosser reiterou que a Petrobras voltou a uma estratégia de empresa de energia integrada, após anos de foco na exploração e produção de petróleo. Ele ainda destacou o papel das refinarias nesse desenho.

Publicidade

“Reservas de petróleo no Brasil vão ser monetizadas à medida em que serão mais integradas a refinarias. Refinarias são vitais no processo de transição energética. São a porta de entrada dos combustíveis renováveis acessíveis”, disse o diretor da Petrobras.

Segundo ele, a estratégia da Petrobras de integrar combustíveis fósseis e renováveis é a mais “adequada e favorável” ao país, entre vários motivos, em função dos custos mais acessíveis que outros caminhos como a eletrificação.