A proximidade da baixa temporada no mercado de frete de grãos e o tempo seco em boa parte do Brasil podem exercer pressão sobre as ações do setor de logística, disse o Citi em relatório. O banco, porém, ainda vê a Rumo (RAIL3) (recomendação de compra) sendo negociada a um valuation (valor do ativo) atrativo, sendo preferida em relação à Hidrovias (recomendação neutra/alto risco).
Leia também
Em setembro, afirmou o Citi, as tarifas médias de transporte rodoviário de grãos diminuíram, com a proximidade da baixa temporada. “O mercado de frete de grãos geralmente atinge o ponto mais baixo entre dezembro e fevereiro, mas a menor produção de soja e milho trouxe a moderação da baixa temporada mais cedo neste ano – e essa tendência pode continuar até a chegada de 2025”, disse o banco.
O Citi destacou também que o clima seco está levando os rios a níveis críticos nos sistemas do Norte e do Sul, afetando negativamente a Hidrovias provavelmente até dezembro, quando normalmente começa a temporada de chuvas. Segundo o banco, o tempo seco também aumenta os riscos de uma safra de milho mais fraca no próximo ano.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Safras de milho mais fracas podem reduzir a demanda por transporte e aumentar os desafios nas negociações de frete, impulsionando contratos de curto prazo e aumentando a exposição à concorrência com o transporte rodoviário”, disse o banco. “Se o plantio de soja continuar atrasado nas próximas semanas, o risco de decepção nas tarifas da Rumo e Hidrovias pode aumentar.”
* Com informações do Broadcast