O nome de Peter Todd ganhou destaque na mídia nesta quarta-feira (9), surgindo entre os termos mais buscados no Google Trends. A fama repentina surgiu após o desenvolvedor de software canadense ser apontado como a figura por trás de Satoshi Nakamoto, o pseudônimo do suposto criador do bitcoin.
Leia também
A alegação foi feita no documentário Money Electric: The Bitcoin Mystery — Dinheiro Elétrico: O Mistério do Bitcoin, em tradução livre —, lançado pela Max (antiga HBO Max) na terça-feira (8). A obra, produzida e dirigida pelo cineasta Cullen Hoback, busca investigar a origem da criptomoeda e desvendar a sua ascensão meteórica.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A produção, que tem duração de 1h40, apresenta entrevistas com diferentes profissionais que estiveram envolvidos com a comunidade cripto desde o início, incluindo Adam Back, criador do hashcash (sistema usado na mineração do bitcoin), o investidor Roger Ver e Samson Mow, CEO e fundador da empresa de desenvolvimento de jogos Pixelmatic.
Ao final, o documentário levanta a hipótese de que Todd é Nakamoto, o misterioso criador do bitcoin que desapareceu dos olhos do público há 13 anos, após lançar o projeto da criptomoeda e contribuir ativamente para o seu desenvolvimento inicial. Apesar das inúmeras tentativas de descobrir a identidade da personalidade, ela continua sendo um dos maiores mistérios no mundo das criptos.
Para tentar desvendar finalmente o enigma, o cineasta Hoback apresentou algumas pistas sugerindo que Todd poderia ser o inventor da criptomoeda. Uma delas é um comentário feito pelo desenvolvedor de software em um fórum em resposta ao pseudônimo. O diretor acredita que Todd, na verdade, estava continuando o pensamento do criador do bitcoin — como se fosse a mesma pessoa usando várias contas.
Entre outras supostas provas apresentadas, estariam o interesse de Todd no mundo da criptografia desde a juventude, sua relação com Adam Back — que trocou e-mails com Nakamoto —, e seu conhecimento técnico, além do uso de expressões e um estilo de escrita semelhante ao do inventor da cripto.
Publicidade
Em sua conta no X, antigo Twitter, Todd negou ser Satoshi Nakamoto. “A verdade é bem simples: existem centenas, até milhares de pessoas, que poderiam ter criado o bitcoin. Não vamos encontrar Satoshi”, disse em uma das publicações na rede social.
Quem é Peter Todd?
O canadense é conhecido por suas contribuições de longa data no universo cripto. Ele foi o fundador do OpenTimestamps, um projeto de código aberto desenvolvido para fornecer um formato padrão para registro de data e hora em blockchain.
Também esteve envolvido em projetos conhecidos como “bitcoin 2.0”, que procuram reformular de forma melhorada a criptomoeda. Isso inclui a Counterparty, plataforma de tokenização construída sobre a blockchain do bitcoin. Todd participou ainda do lançamento da criptomoeda de privacidade Zcash (ZEC) em 2016, junto com Edward Snowden, conhecido pelas denúncias sobre a atuação dos serviços de segurança dos Estados Unidos.
O desenvolvedor de software também foi um dos poucos usuários que se comunicaram diretamente com Nakamoto durante os primeiros dias do bitcoin. Peter Todd teria trocado mensagens técnicas com ele em fóruns da criptomoeda antes do inventor do bitcoin desaparecer da vista do público em 2011.