Publicidade

Radar da Imprensa

Tesla (TSLA34), Waymo ou Uber (U1BE34): quem dominará a corrida do robotáxi?

Gigantes da tecnologia e do transporte estão investindo bilhões na disputa pelo futuro do transporte autônomo

Tesla (TSLA34), Waymo ou Uber (U1BE34): quem dominará a corrida do robotáxi?
Corrida do robotáxi. Foto: Adobe Stock

Na disputa pelo futuro do transporte autônomo, gigantes da tecnologia e do transporte por aplicativo estão investindo bilhões para conquistar o mercado de robotáxis, dentre as empresas no jogo estão grandes nomes como: Tesla (TSLA34), Waymo e a Uber (U1BE34). Mas, quem afinal tem mais chances no setor?

Segundo análise do Business Insider, embora a Tesla e a Waymo estejam à frente em termos de tecnologia autônoma, a Uber permanece como uma concorrente a ser batida.

A Uber (U1BE34), há anos, abandonou o desenvolvimento de carros autônomos próprios, e apostou em consolidar sua base de usuários e motoristas por meio de um modelo de negócios flexível e de capital leve.

Publicidade

Invista com o apoio de conteúdos exclusivos e diários. Cadastre-se na Ágora Investimentos

Graças a este modelo a empresa se tornou uma potência no mercado de transporte urbano, com uma base de clientes consolidada e uma estrutura operacional que se ajusta às variações de demanda.

Ainda conforme a análise, mesmo com a chegada dos robotáxis, a Uber pode se beneficiar, com acordos já firmados com a Waymo e a Cruise. Podendo ser uma vantagem significativa, já que a empresa possui o elemento essencial para o sucesso destes táxis: uma demanda constante e massiva de usuários.

Já para as concorrentes, como Tesla (TSLA34) e Waymo, o desafio é duplo. Primeiro, construir e manter frotas de robôs táxis equipadas com tecnologia de ponta, de acordo com estimativas de analistas da Bernstein, pode custar mais de US$ 50 bilhões (aproximadamente R$ 279 bilhões).

E em segundo lugar, é preciso superar a barreira de atrair uma quantidade significativa de usuários para viabilizar economicamente a operação dessas frotas. Caso contrário, os altos custos fixos se tornam uma desvantagem.

Tesla (TSLA34) apresenta Cybercab, carro totalmente autônomo projetado para serviço de robotáxi

A Tesla (TSLA34) revelou o protótipo do Cybercab, seu primeiro veículo totalmente autônomo, projetado especificamente para serviços de robotáxi, em um evento realizado na Califórnia na última quinta-feira (10).

Publicidade

A apresentação ocorreu nos estúdios da Warner Bros., durante o evento “We, Robot”, que faz referência à obra de ficção científica “I, Robot”, de Isaac Asimov.

Conforme matéria do Estadão, o CEO Elon Musk foi o responsável por apresentar o carro, prometendo que o modelo estará em produção até 2026 e terá um custo abaixo de US$ 30 mil, aproximadamente R$ 167,4 mil.

O veículo tem um design futurista, com portas que se abrem para cima e capacidade para transportar até dois passageiros, uma vez que dispensa a presença de um motorista. Segundo Musk, o veículo proporcionará uma experiência similar a estar em um “pequeno e confortável lounge”.

Apesar do entusiasmo, o bilionário não ofereceu um cronograma detalhado sobre as aprovações regulatórias necessárias para que o Cybercab possa operar legalmente nas vias públicas.

Publicidade

Além disso, também foi apresentado o Robovan, uma van elétrica desenvolvida para transporte de passageiros, com capacidade para até 20 pessoas. No entanto, detalhes sobre a produção, preço e lançamento desse modelo ainda não foram divulgados.

O lançamento inclui a Tesla (TSLA34) na competição para entrar no mercado de robotáxis. Porém, é necessário entender que a competição não será apenas de tecnologia, mas também para o sucesso será crucial ter a capacidade de criar efeitos de rede e agregar demanda.

Colaborou: Renata Duque.