O Ibovespa hoje tenta sustentar a marca dos 130 mil pontos registrados na abertura dos negócios (queda de 0,22%, aos 130.063 pontos) desta sexta-feira (11). Por volta das 12h30, o indicador oscilava entre 129 e 130 mil pontos. Às 14h05, o índice cai 0,54%, aos 129.0652 pontos.
Leia também
O principal índice da B3 hoje caminha para fechar a semana com perda em torno de 1,5%, refletindo fatores externos e internos. Neste pregão, pesam externamente a queda dos preços do petróleo e as dúvidas quanto à política monetária americana, com a possibilidade de um afrouxamento monetário mais cauteloso que o esperado. Por aqui, o desconforto com o quadro fiscal é o que motiva a postura defensiva.
Segundo Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, o Índice Bovespa hoje é penalizado por uma espiral negativa, que leva em consideração uma crise de credibilidade no cenário fiscal, a incerteza quanto à transição no Banco Central (BC) e a possibilidade de um afrouxamento monetário mais gradual nos EUA, entre outros fatores.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Quanto à intenção do governo de elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda, o profissional entende que essa é uma promessa de campanha que foi vitoriosa, mas afirma que o principal problema é a compensação da perda na arrecadação. “A conta precisa fechar”, afirma.
As ações de empresas ligadas ao consumo, também chamadas de cíclicas, lideraram as perdas do indicador hoje boa parte da manhã, pressionadas por juros futuros e dólar. Leia mais aqui.
Destaques no Ibovespa hoje
O painel do índice hoje segue predominando ativos no vermelho. No entanto, os papéis da Suzano (SUZB3) conseguem superar a maré negativa e subir 1,70%, no valor de R$ 55,04. Ao contrário das cíclicas, a empresa se beneficia com o avanço do dólar por ser uma exportadora.
Já os papéis da Minerva (BEEF3) sentem o peso da cautela no Ibovespa hoje. Os ativos caem 3,97%, negociados a R$ 5,57.